22 de out. de 2012

TEMÁTICAS DA RIO +20

A RIO +20 ou também conhecida como "Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável", foi um evento que se realizou na cidade do Rio Janeiro entre os dias 13 e 22 junho do ano de 2012; esta foi a maior Conferência da ONU já realizada com ampla participação de líderes de setores privados, do governo e da sociedade civil, bem como funcionários da ONU, acadêmicos, jornalistas e  o público em geral.
Muitos debates foram realizados neste evento, sobretudo o que mais chamou atenção foi com a temática "O Futuro que Queremos", que trouxe inúmeras críticas negativas pelos conhecedores do tema "Desenvolvimento Sustentável", bem como trouxe alguns reconhecimentos por partes nessas discussões.
As notícias que foram publicadas na mídia, abordaram todas as temáticas do evento. elas trazem análises de pontos específicos, como exemplo as mudanças climáticas e seus efeitos, as emissões dos gases de efeito estufa, o uso da terra, o uso irracional da água que traz a preocupação com os oceanos e o risco da escassez de água potável, o uso correto dos nossos recursos naturais, o desenvolvimento de novas tecnologias para o desenvolvimento sustentável, os índices de pobreza e fome no mundo e também os investimentos por parte dos governos. Um dos "assuntos chaves" foi tentar encontrar uma solução entre o crescimento e o desenvolvimento econômico e também as diretrizes do desenvolvimento sustentável (focos de maior interesse da governança mundial)
Compromissos: nos 13 principais projetos, o investimento total será de cerca de 513 bilhões de dólares.



"A RIO +20 propõe uma economia verde, que freie a degradação do meio ambiente, combata a pobreza e reduza as desigualdades. Não são definidas metas nem de onde virão os recursos, mas espera-se que essas sejam estabelecidas nas próximas Conferências."








REFERÊNCIAS

Avanços na RIO +20. Disponível em: <http://arbache.blogspot.com.br/um-resumo-da-rio-20-criticas-avancos.html/>. Acesso em 22 de out de 2012.

Números da RIO +20. Disponível em: <http://www.onu.org.br/rio-20-numeros.html/>. Acesso em 22 de out de 2012.

Revista Atualidades. Vestibular + Enem. Guia do Estudante. 16ª ed. 2º semestre de 2012.



POSTADO POR: DANIÉLLI FLORES DIAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário