24 de out. de 2012

Bla bla Rio +20 bla bla


Rio +20



Durante o mês de junho de 2012, Brasil foi a sede da Conferência das Nações Unidades sobre Desenvolvimento Sustentável (UNCSD), Rio +20. A proposta da conferência tem como meta principal gerar um debate sobre o curso que o nosso mundo anda na perspectiva da sustentabilidade.

A ONU definiu dois temas principais; 

- O primeiro tema: A transição para uma economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza.
Que busca através da economia verde, um bem-estar humano e igualdade social, ao mesmo tempo sem causar danos ao meio ambiente. Que tem como base três aspectos; não uso intenso do carbono, eficiente no uso dos recursos naturais e socialmente inclusiva.

Hoje o uso do termo Economia Verde acabou sendo banalizado, se tornou um objeto lucrativo no marketing. S desviou do verdadeiro propósito, empresas se usam do termo para aumentar vendas com uma falsa ideologia ambientalista.

O segundo tema: O quadro institucional (instrumentos de governança) para o desenvolvimento sustentável.

Gerar uma discussão entre os governos e a ONU em escala local e global, métodos de como implantar uma economia e sociedade sustentável.

Se espera da Rio +20, uma conscientização entre países, governo, e que busquem em conjunto uma economia sustentável. Como principal objetivo a criação de um documento de cunho politico, que seria assinado por representastes de cada país. Esse documento teria os temas abordados na conferência, objetivos, propostas, porém, és sem caráter legal no judiciário. O que nos leva a conclusão, quê, tudo que será discutido, politicas econômicas, acordos, projetos que visam uma relação não exploratório do meio ambiente etc. os países que não cumprirem com os ideias da conferencia, não irão sofrer nenhum tipo de penalidade.
Levando-nos a um blabla teórico e sem imediata ação prática, que és o que se busca com a conferência, a tornando apenas mais uma imagem superficialmente bonita e vazia.




Nome: Gustavo Herrmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário