22 de out. de 2012

Rio +20: insuficiente?


A Rio +20 foi a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável que ocorreu na cidade do Rio de Janeiro, em junho de 2012, e tinha como objetivo discutir sobre a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável.
            Esta conferência já realizada pela ONU, e contou com a presença de governantes de 194 países. Os mesmo, propuseram mudanças em diversos setores, porém, o mais enfatizado foi de como estão sendo usados os recursos naturais do planeta.
            Porém, esta conferência gerou bastante polêmica e foi classificada por muitos estudiosos como insuficientes. Segundo o embaixador Luiz Alberto Figueiredo a reunião dos chefes de estados seria apenas uma formalidade: "Eles não vieram ao Rio de Janeiro para analisar um texto feito pelos burocratas, e sim para fazer discursos, apresentar posições políticas e avançar em encontros bilaterais"
O Diretor-executivo do Greenpeace Brasil, Marcelo Furtado, considerou o fracasso total. Segundo ele, os documentos propostos na conferência não continham nenhuma meta, apenas termos burocráticos:  "Tudo o que defendíamos sobre metas, números e compromissos desapareceram. A única coisa que temos hoje é uma promessa de um processo, que poderá ser desenvolvido até 2015".
O Rio +20 teria sido muito eficiente, se o protocolo tivesse seguido o que era proposto, porém, acabou sendo usado para demonstrar burocracias e políticas, e muito pouco fora decidido para melhorar a relação homem/ambiente.
O diretor do Greenpeace afirma que tudo que foi discutido durante a semana da Rio +20 fora apenas um discurso vazio, e que todas as medidas tomadas são antiquadas. “Se a gente estivesse há 20 anos, quando nem se tinha um diagnóstico bom da situação ambiental, até valeria isso.

POSTADO POR: RICARDO STEDILE NETO

Nenhum comentário:

Postar um comentário