29 de out. de 2012

Agrotóxicos e Agronegócio caminham juntos


  
  Com o capitalismo sendo o novo modelo econômico,  e a produção tanto a industrial como há alimentícia ficou muito grande, para isso seres humanos não pensam nas conseqüências fazendo á ganância de cada individuo querer enriquecer fazendo com as pessoas não se preocupam com o meio ambiente.  Com isso a produção de alimentos , e as politicas do Brasil apoiando o agronegócio precisou mais modernização da agricultura e  uso de produtos cada vez mais fortes para combater as pragas que atingem as lavouras sendo iniciado um grande problema sócio-ambiental.
   Porém como essas terras são conseguidas? Na suas maiorias das grandes propriedades  os proprietários praticam a queimada, desmatamento, irrigação e não respeitando a margens dos rios ocorrendo o soterramento dos mesmos. Porém o que é o pior de tudo desses problemas citado anteriormente é o uso de agrotóxico e dos produtos transgênicos, algumas empresas principalmente a Monsanto a maior empresa de vendas desses produtos vem dizendo que é uma revolução que plantando esses produtos menos veneno será preciso, porém o que ocorre é o contrario. E principalmente todos nós sabemos que o veneno é prejudicial para nossa saúde, e cada  vez se utilizando mais esse produto influenciados pelas empresas que ganham cada vez mais dinheiro e manipulam os testes de laboratório. 
   Na figura conseguimos observar o uso de agrotóxicos quanto que vem crescendo nos últimos anos comparado a produção de soja e milho, os produtos vêm crescendo de produção, mas á um aumento muito exagerado de agrotóxicos a partir da década de 90, então podemos perceber que quando o agronegócio foi inserido e as políticas vão ajudando esse setor gradativamente os agronegócios foram aumentando e assim prejudicando mais a população que vive no meio rural e a população que compra esses produtos cada vez mais contaminados.
   Por isso devemos cultivar produtos orgânico e conhecer mais os movimentos sociais em base na agricultura camponesa e familiar que são os setores da agricultura que cultivam seus alimentos com menos agrotóxico e até por não ter todo dinheiro que as grandes produtoras de agrotóxicos cobram pelo produto. 
   Anexo que contribui para o assunto:
   Referencias Bibliográficas 
 Postado por: Cleiton Luis Froelich 

Um comentário:

  1. Bastante interessante tua postagem; só acho que você poderia ter explorado melhor este gráfico que colocou, pois ele trás uma informação estratégica para compreender a lógica de comercialização dos venenos: o número de pessoas contaminadas cresce em uma velocidade superior ao crescimento da produtividade das lavouras. Isso parece nos mostrar que a partir de determinado volume, os agrotóxicos perdem a função de garantir um aumento de produtividade e passam apensa a aumentar a intoxicação. Mais uma coisinha: vc fala de "soterramento" dos rios; o termo correto é "assoreamento"; vamos cuidar com os conceitos!

    ResponderExcluir