29 de out. de 2012

Preservar é Avançar



A agricultura é fundamental para o desenvolvimento da nossa sociedade, pois dela emerge o sustento de nossas casas (alimentos), famílias e influência nos setores econômicos do país. Em razão do aumento da população, não só brasileira, mas como também a população mundial, nota-se a expansão das lavouras (de diversos de tipos de cultura) em busca de atender as necessidades do mercado. Consequentemente com essa expansão, aparece então os “Impactos Ambientais”, que são resultados da ação humana sobre o meio ambiente.  Um dos principais impactos hoje no mundo e no Brasil para expansão da agricultura vem sendo o desmatamento das florestassendo esse um dos grandes problemas ambientais.     O Brasil só fica somente atrás da China, quando se fala em áreas desmatadas, sendo os setores agropecuário, imobiliário e madeireiro os mais beneficiados desse processo. O desmatamento traz resultados negativos ás pessoas e ao meio ambiente como: a desertificação, perda da biodiversidade, erosão dos solos, aumento de doenças, entre outros.
É necessário que se tenha políticas para a manutenção do meio ambiente, ou seja, produzir no campo para abastecimento de alimentos à população, procurando sempre a preservação da natureza. O aumento do desmatamento de nossas florestas vem de vários anos, desde os tempos de “Colônia de Portugal” na extração do Pau-Brasil, até aos dias atuais, tendo o descaso ambiental por parte dos agricultores e a falta de fiscalização do governo sobre o cumprimento das leis. Percebe-se que nos últimos anos o setor agrícola vem crescendo em todo o mundo, e que cada vez mais áreas estão sendo ocupadas. Esse problema ambiental que é o desmatamento trazem consequências negativas também aos rios ou canais fluviais, que são fundamentais para a sobrevivência de todos, pois onde há água, há vida! Com a retirada da vegetação, os minerais presentes no solo são transportados até os leitos dos rios, fazendo com que o mesmo diminua a sua capacidade, ou seja, acabam ficando mais rasos.
Hoje o grande desafio é propor parada do desmatamento em nossas florestas, pois podemos produzir nas lavouras sem alterar a biodiversidade de um determinado lugar, sendo este processo hoje (aumento do desmatamento para o aumento de áreas para a produção agrícola) cada vez mais presente, não só no mundo, mas também no território brasileiro.

Postado por: Vinicius Silveira dos Santos

Um comentário:

  1. O tema está bem escolhido, mas a pesquisa poderia ter trazido algumas informações adicionais, como as taxas atuais de perdas de floresta no Brasil, por exemplo. Na próxima postagem, procure fazer uma revisão no texto antes de publicar, pois há alguns pequenos erros de português que podem ser corrigidos

    ResponderExcluir