29 de out. de 2012

A evolução agrícola e o meio ambiente.


    Antes, quando não haviam ferramentas e máquinas agrícolas, a agricultura era praticada artesanalmente e em etapas. O tempo gasto para realização de uma determinada tarefa era grande.
   Visando melhorar e aumentar a produção com tempo reduzido, foi introduzida a ciência no campo. Durante a década de 50 que ocorreu a maior modernização na agricultura, introduzindo muitos avanços tecnológicos, procedimentos técnicos de uso de defensivos agrícolas e introdução de maquinário. Antes o crescimento agrícola se dava de forma horizontal, visando novas áreas para aumento de produção, mas a expansão começou e ser de forma vertical, que garantia tecnologias para o aumento da produtividade, sendo uma modernização muito forte na agricultura. Esse processo foi a conhecida revolução verde, que aconteceu entre as décadas de 1960 e 1970, que aumentou e muito o uso dos agrotóxicos em todo mundo, fazendo do Brasil um dos maiores consumidores.
   A evolução verde tinha como um dos objetivos aumentar a produção agrícola para acabar coma fome. Mas será que faltam alimentos no mundo, ou o problema está na distribuição? Ou então, qual é realmente o problema da fome de várias pessoas pelo mundo todo?
  Muitos agricultores não conseguiram acompanharam a modernização na agricultura, pois os avanços tecnológicos custavam caro, e sem condições de aquisição, foi o grande salto para intensificação do êxodo rural, ocorrendo de áreas rurais para áreas rurais ou urbanas.
   Hoje, as técnicas e procedimentos são de conhecimento de todos os agricultores, atingindo assim, suas expectativas desejadas com índices de produtividades agrícola. Mesmo para a agricultura tradicional, é possível a utilização de técnicas modernas durante o processo produtivo
    Na atualidade, a economia e o mercado têm importância expressiva. Os agricultores buscam adequação para comercialização de produtos, como uma ótima qualidade final e bom preço, tentando sempre, se adaptar às exigências e demanda do mercado consumidor, produzindo produtos de qualidade satisfatória, uma dessa maneiras é além dos produtos transgênicos a produção de produtos orgânicos. 
  A agricultura orgânica abrange todo mundo. Os produtos orgânicos são produzidos sem uso de produtos químicos, hormônios e agrotóxicos. Seu manejo agrícola é baseado na preservação do meio ambiente e nas leis da natureza. Trazem vários benefícios para a saúde da população; sua produção respeita o meio ambiente, evitando a contaminação de solo, água e vegetação; a sua produção tem responsabilidade social, pois garante e valoriza a mão-de-obra. O selo de certificação garante ao consumidor que está adquirindo produtos orgânicos. A produção orgânica é difícil ser alcançada em larga escala, por causa dos latifundiários, esses alimentos são produzidos em grande maioria por pequenos agricultores, os custos para produção e compra são mais elevados.
   Os alimentos transgênicos são as sementes geneticamente modificadas em laboratório. Eles trazem pontos positivos para agricultores preocupados com aumento do lucro, produção e comercialização, além de sua durabilidade em estocagem e armazenamento ser maior. Mas em contra partida, eles trazem vários pontos negativos tanto para a saúde dos consumidores quanto para o meio ambiente, eles por exemplo, aumentam as reações alérgicas; as plantas que não sofreram modificações genéticas podem ser eliminadas do processo de seleção natural, pois os transgênicos tem maior resistência a pragas e pesticidas; pode ao mesmo tempo que eliminar pragas que prejudicam as plantações, matar populações benéficas, tanto de animais como de plantas, como é o caso de abelhas, minhocas.
   Os principais problemas e desafios da agricultura estão na questão ambiental e segurança alimentar.
   Para o futuro, a questão da agricultura é incerta, mas sabe-se que o que dominara será a tecnologia, tanto com a mecanização no campo e a  biotecnologia.

            Para complementar o assunto, assistam os vídeos:

Evolução da Agricultura e a distribuição de alimentos
https://www.youtube.com/watch?v=HoP1CFXF6f0

A Importância da Agricultura Orgânica.wmv
https://www.youtube.com/watch?v=fiOB2Iohbkc

Referências: 
BRASIL ESCOLA. Agricultura do futuro.  Disponível em:< http://www.brasilescola.com/geografia/agricultura-futuro.htm/>. Acesso em 29/10/2012.
COLEGIO WEB. Modernização do campo. Disponível em: <http://www.colegioweb.com.br/geografia-infantil/modernizacao-do-campo.html>. Acesso em 29/10/2012. 
EDUCADOR BRASIL ESCOLA. Modernização na agricultura. Disponível em: <http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/a-modernizacao-agricultura.htm>. Acesso em 29/10/2012.

                    Postado por: Helena Maria Beling.

Um comentário:

  1. Muito boa postagem; só precisa cuidar com alguns pequenos erros de concordância.

    ResponderExcluir