29 de out. de 2012

Impactos dos agrotóxicos em nossa vida


Agrotóxicos são produtos químicos usados na lavoura, na pecuária e mesmo no ambiente doméstico: inseticidas, fungicidas, acaricidas, nematicidas, herbicidas, bactericidas, vermífugos; além de solventes, tintas, lubrificantes, produtos para limpeza e desinfecção de estábulos, etc.
Existem cerca de 15.000 formulações para 400 agrotóxicos diferentes, sendo que cerca de 8.000 formulações encontram-se licenciadas no País.
O uso indiscriminado de agrotóxicos ao longo dos anos tem provocado o acúmulo de resíduos de compostos químicos nocivos na água, no solo e no ar. É esse o resultado da alta dependência de insumos químicos usados no controle de pragas, doenças e invasoras nas lavouras para garantir índices de produtividade que proporcionem retorno econômico à atividade.
Resíduos
As culturas de soja, milho, citros e cana de açúcar consomem cerca de 66% do total de defensivos vendidos no País. A soja é a responsável por 33% desse montante.
Os pesticidas são aplicados sobre as plantas ou diretamente no solo e mesmo quando direcionados aos vegetais cerca de 50% da dose utilizada pode ter como destino final o solo, em três principais maneiras de transporte: a volatização, a lixiviação e o escoamento superficial.
O transporte vertical dos pesticidas no perfil do solo  tem sido apontado como a principal forma de contaminação do lençol freático (águas subterrâneas), juntamente com a água das chuvas ou de irrigação que desce pelo solo.






Considerações finais
O uso indiscriminado de agrotóxicos (inseticidas e fungicidas) e adubações desequilibradas está causando doenças nas plantas, reduzindo a biodiversidade do solo e ecossistema como um todo. Isto ocorre porque na aplicação de agrotóxicos 50 a 80% não atingem a planta e caem diretamente no solo
A utilização de produtos químicos como fertilizantes (ou adubos químicos) e agrotóxicos nas atividades agrícolas e de reflorestamento pode resultar em resíduos que coloquem em risco a saúde humana e os organismos aquáticos e terrestres nos diferentes compartimentos ambientais.  Só que com tudo isso, todos esses problemas que elas oferecem, eles precisam serem utilizado pois com eles evitamos as doenças nas plantas e a limpeza, porém se os agrotóxicos  são tão prejudiciais, como podemos substituídos com que produto que seja menos prejudicial para nos e o ambiente.? Não concordo até pode ser prejudicial, porém necessitamos deles para nossas lavouras e em nossas plantações.
 Postado por: Angéli Alime  Behling

Um comentário:

  1. Você tem todo o direito de achar que não podemos viver sem os agrotóxicos, mas você precisa pesquisar e encontrar argumentos consistentes para defender esta posição. Enquanto não os encontra, sugiro dar uma lida olhada neste blog: http://vivasamas.net/2011/08/saude-e-agroecologia/

    ResponderExcluir