22 de out. de 2012

Política Ambiental: de fato se efetiva?


Durante séculos, o desenvolvimento econômico decorrente da Revolução Industrial impediu que os problemas ambientais fossem considerados. O meio ambiente era predominantemente visto como acessório do desenvolvimento, e não como parte intrínseca dele. A poluição e os impactos ambientais do desenvolvimento desordenado eram visíveis, mas os benefícios proporcionados pelo progresso os justificavam como um “mal necessário”, algo com que      deveríamos     de        nos      resignar.

Porém aos poucos começaram a surgir novas visões críticas do consumo dos recursos naturais e o que estamos fazendo com eles. No caso do Brasil, a política ambiental nasceu e se desenvolveu nos últimos quarenta anos como resultados da ação de movimentos sociais locais e de pressões vindas de fora do país. Do pós-guerra até 1972, não havia propriamente uma política ambiental, mas sim, políticas que acabaram resultando   em       uma.
 

Então em 1972, foi realizada a Conferência de Estocolmo na Suécia,
 113 países, mais de 400 instituições governamentais e não-governamentais, participaram sendo responsáveis pelo primeiro debate mundial sobre os alertas da sociedade científica quanto aos graves problemas futuros devido a grande interferência humana       no      meio  ambiente.


O modelo da política ambiental brasileira elaborada a partir da Conferência de Estocolmo tinha como pilares: 

*o controle da poluição;
* a criação de unidades de conservação da natureza;
 
* o crescimento populacional e o;
* saneamento básico.


Novos temas de política ambiental foram assim redefinidos no mundo e a necessidade de um novo pacto entre as nações geraram novas conferências internacionais. A Eco-92, realizada no Rio de Janeiro. Em 2002, foi realizada em Johanesburgo, África do Sul, a Conferência Ambiental Rio +10. E este ano a Rio +20, também na cidade do Rio        de        Janeiro.



No entanto muito pouco se vê concretizado das mudanças e propostas destas conferências. Muito se discute, porém muito pouco efetivamente se concretiza, para uma real nova política ambiental. Aquela que deveria incorporar as diversas dimensões da vida humana em sociedade.

A adoção da perspectiva ambiental significa reconhecer que todos os processos de ajuste setorial e de crescimento estão condicionados pelo entorno biofísico local, nacional e global. Deve, portanto, ser combinada com outras perspectivas críticas baseadas na preocupação com os direitos humanos, e também a preocupação de cada indivíduo, como sendo parte integrante do meio e da transformação de forma positiva de nosso planeta.


Postado por: Elisa Araujo Camelo

Nenhum comentário:

Postar um comentário