25 de out. de 2012

Estamos evoluindo?


A primeira reunião ambiental da ONU ocorreu em Estocolmo em 1972,no mês de junho,definindo no dia 5 de junho o Dia Mundial do Meio Ambiente. Seu principal objetivo foi a conscientização e preocupação com os problemas ambientais no mundo.
Neste momento os países desenvolvidos e em desenvolvimento discutem a sobre a politica ambiental mundial devido a ações agressivas ao ambiente natural e a atividade homem como parte integrante da natureza, e não superior a esta. Resultando assim a busca de soluções aos problemas ambientais encontrados devido ao progresso consumista.
A partir de Estocolmo surgiram outras conferencias ambientais referentes ao desenvolvimento socioambiental e suas necessidades,prevendo uso consciente dos bens naturais e uso das futuras gerações.
Entre 1983 à 1986, a Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento após 1972,avalia as propostas anteriores e percebe-se um desequilíbrio entre o desenvolvimento sustentável e os padrões de produção da época,gerando assim questões ambientais e sociais.
A Cúpula da Terra/Rio 92 contam com a inclusão de Ong's nas negociações internacionais do meio ambiente,além de propostas para a preservação da vida na Terra,com os seguintes documentos: Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento;Agenda 21;Administração Sustentável das Florestas;Convenção da Biodiversidade;Convenção sobre mudanças climáticas.
Cinco anos mais tarde,no Japão,o Protocolo de Kyoto,propõe sobre a redução de gases do efeito estufa que promove o aquecimento global. Em 2005,esse protocolo entra em vigor,sem adesão dos EUA,principal causador de emissão destes gases.
A Rio +10,confirmou com o Plano de Implementação assinado pelos responsáveis através dos resultados da Rio 92 mais outros objetivos que nesta edição foram alcançados,além da Declaração politica que reafirmou o compromisso dos países no desenvolvimento sustentável.
As promessas futuras que ocorreram na Rio +20, deixou a desejar, assim como outras conferencias,como a COP,que definiu o Protocolo de Kyoto e nos anos 2000 diminuiu sua influencia e presenças importantes para discussões de novos acordos sobre . Em junho de 2012 foi identificado a pobreza como maior desafio a ser combatido e futuros investimentos na área de transporte,economia verde e energia entre outros.
“A idade da pedra não terminou por falta de pedra”,o futuramente até quando ocorrerá?

Postado por: Julia Rios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário