28 de out. de 2012

Política Sustentavel, Segundo a Monsanto!!



     
                      Política de sustentabilidade Segundo a Monsanto!!   

     A centenária Monsanto foi refundada em 1997 como empresas agrícola. A história dela remonta a 1901. Ao seu passado pertence, entre outras coisas, a fabricação do agente laranja, o famigerado herbicida utilizado pelos militares americanos durante a Guerra do Vietnã. O agente laranja é considerado responsável por graves problemas de saúde de soldados americanos e vietnamitas. Hoje a Monsanto se apresenta como empresa que desenvolve e vende apenas sementes e produtos agrícolas. Entre eles estão sementes de milho e de algodão resistentes a pragas, lançadas no mercado nos anos 1990.

    No caso dessas sementes, "a própria planta produz o veneno", diz Wilhelm. Quando a planta é utilizada para alimentar animais, que, por sua vez, são usados como alimentos por seres humanos, "ingere-se o veneno junto", afirma.  A carne de animais alimentados com produtos transgênicos não é rotulada na maioria dos países. Outro tipo de produto são sementes, por exemplo de colza ou de soja, resistentes aos herbicidas da Monsanto. Esse herbicida mata todas as plantas do local onde é aplicado, exceto aquelas geneticamente modificadas pela Monsanto para serem resistentes a ele.

 
    Essa transnacional está patenteando sementes transgênicas e introduzindo as em países emergentes como o Brasil. Presente em 46 países, a Monsanto se tornou líder mundial em sementes e plantações transgênicas e também uma das empresas mais controvertidas na história industrial. Desde sua fundação em 1901, a empresa foi processada judicialmente inúmera vezes devido à toxidade de seus produtos. Hoje se reinventou como a empresa das “ciências da vida” que se converteu às virtudes do desenvolvimento sustentável.
  Usando de documentos até agora não publicados e os testemunhos de vítimas, cientistas e políticos, reconstitui a gênese de um império industrial construído sobre mentiras, cumplicidade do governo americano, pressões e tentativa de corrupção. A empresa se tornou principal fabricante de sementes do mundo, espalhando seus cultivos transgênicos para todo o planeta em meio à falta de controle em relação a seus efeitos para com o meio ambiente e a saúde humana.
      De acordo com que está escrito no site da empresa ‘http://www.monsanto.com.br/sustentabilidade/politica_sustentabilidade/politica_sustentabilidade.asp”. A Monsanto é uma empresa pioneira no desenvolvimento de tecnologias que auxiliam no aumento da produção de alimentos e na preservação do meio ambiente. Para tanto, a Monsanto desenvolve tecnologias que ajudam a produzir mais com menos, promovendo proteção à biodiversidade e uso racional de recursos naturais.
  
          Para honrar este compromisso, a Monsanto compromete-se a:

  •    Atuar em conformidade com a legislação ambiental vigente no país;

  •       Promover a melhoria contínua dos seus processos internos pela incorporação de novas tecnologias disponíveis que promovam, além da utilização racional dos recursos naturais, a redução e o controle da geração de resíduos, efluentes e emissões atmosféricas; 

  •   Promover, junto à comunidade, funcionários e terceiros, programas conservacionistas e eventos educativos sobre o meio ambiente e potenciais impactos de suas atividades.


     

    Observando a definição do que é Sustentável, porque deve responder ás necessidades da população atual, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de responderem as suas. Será que a Monsanto sabe me responder o que Sustentável? Por segundo essa definição não faz o mínimo sentido. Porque é impossível obter o desenvolvimento econômico de um país sem que cause algum tipo de degradação ambiental, e para ocorrer o desenvolvimento tecnológico e aumentar a produção de alimentos, logicamente provocara uma destruição dos recursos naturais, então podemos observar que essa empresa transnacional  Monsanto utiliza meio subjetivos para enganar a sociedade visando a manutenção da sua produção para assim continuar tirando proveito do controle de exerce sobre os países capitalistas através das sementes transgênicas e continuar envenenado a população mundial.  

POSTAGEM: DANIEL HOLLWEG SALAMONI

BIBLIOGRAFIA:

2 comentários:

  1. Esta poderia ser uma boa postagem, se você não tivesse usado várias frases inteiras de outros blogs, sem indicar a fonte. A maior parte da tua postagem são de comentários do filme "O mundo segundo a Monsanto", com pouca criação tua!

    ResponderExcluir
  2. Querido Professor Adriano, concordo com a falta de indicação das fontes dessa matéria, as quais alguns de nós sabemos que são verídicas, mas por outro lado dou muito mérito ao conteúdo do que aqui se relata sobre essa empresa Monsanto, fatos estes que não são encontrados por motivos sombrios na grande mídia e aqui expostos são de grande valia ao grande público. Cordialmente.

    ResponderExcluir