4 de fev. de 2013

Planejamento,implantação e operação!



Procurando entender mais onde o EIA-RIMA (EIA - Estudo de Impacto Ambiental e RIMA – Relatório de Impacto Ambiental)é aplicado, encontrei o site da Prefeitura da cidade de Curitiba que traz o Relatório de Impacto Ambiental da Linha Azul - Santa Cândida/CIC Sul do Sistema de Metrô de Curitiba no Eixo Norte/Sul da Rede Integrada de Transporte, lá se refere que o Estudo dos Impacto Ambiental foi dividido em 03 volumes.
www.ideiasgreen.com.br
Segundo encontrei no site do Wikipédia,
Os estudos para a implantação da primeira etapa da Linha Azul, entre a estação CIC-Sul e a estação Rua das Flores, estão sendo desenvolvidos. O início das obras está previsto para 2012, com entrega prevista para 2016. O atual projeto do metrô estabelecido pela Prefeitura (IPPUC) foi elaborado visando eliminar impactos ambientais e desvalorização dos imóveis dos bairros nobres por onde este passará. Na região central da cidade o metrô será subterrâneo, o que elevará muito o custo da obra. Na periferia o metrô será elevado, pois, nessas regiões não há preocupação com tais impactos. Um aspecto negativo deste projeto do metrô é que este será muito lento (um verdadeiro pinga-pinga). O número de estações (13) é muito grande considerando o pequeno trajeto (14,2km). Para que o sistema de metrô de Curitiba seja barato; rápido; viável tecnicamente e de fácil construção/manutenção, um projeto ideal deveria contemplar os seguintes aspectos:
  • Ser totalmente aéreo, percorrendo na maior parte, o mesmo trajeto dos atuais ônibus biarticulados. Para construção dos pórticos sobre as canaletas, bastaria fazer uma fundação local;
  • Apoiado em estruturas metálicas treliçadas, evitando áreas secas (onde nunca chove). A estrutura metálica é de construção/manutenção rápida e fácil. Outra vantagem desse sistema construtivo é que a obra poderia ser realizada em várias frentes, possibilitando reduzir muito o tempo total da obra. Qualquer engenheiro sabe que quanto mais rápido se executa um cronograma, menores são os custos totais de uma obra;
  • Possuir estações somente no Centro e nos terminais de ônibus, onde ocorre a maior demanda. Desta forma, o trajeto até o centro poderia ser reduzido para no máximo 12 minutos, ao invés dos 28 previstos no atual projeto;
  • O atual sistema de ônibus biarticulado jamais deveria ser eliminado. Pelo contrário, deveria ser complementar ao metrô, realizando a função de parador.
  • Retirar do projeto a previsão de estacionamento para veículos, pois, o custo de construção é muito elevado e não há estudos que comprovem a viabilidade financeira e demanda. Garagem subterrânea é tão caro que somente edificações comerciais e de alto padrão arcam com este ônus. Para se ter uma idéia, um usuário precisaria gastar hoje em torno de R$20 por dia (passagem + estacionamento) para utilizar veículo integrado ao metrô. Se houver demanda, esta poderá facilmente ser suprida pela iniciativa privada com a instalação de estacionamentos de superfície nas proximidades das estações;
Considerando estes aspectos racionais, seria possível aumentar o trajeto do metro em até 400% se comparado ao atual projeto. Ademais, somente um sistema abrangente e eficiente vai atrair mais usuários, incentivando-os a deixarem seus veículos em casa.

Em resumo no Programa Ambiental da criação da linha azul de metro é tomar medidas compensatórias,por exemplo, no Programa de Gestão Ambiental o desenvolvimento do projeto, a segurança do trabalho, o controle de efluentes, gestão de resíduos sólidos, entre outros são importantes medidas a serem avaliadas. No Programa de Monitoramento Ambiental as emissões sonoras, acidentes geológicos, qualidade das águas,  monitoramento e preservação do patrimônio edificado são outras preocupações.


Neste vídeo da Audiência Pública sobre a Linha Azul mostra brevemente a intenção da criação, com a preocupação no planejamento, implantação e operação. Parece existir uma preocupação com o impacto ambiental que isso causa de modo bem especificado no volume do EIA-RIMA encontrado no site do metro. (http://www.metro.curitiba.pr.gov.br/publico/eiarima.aspx)

google imagens.
A tecnologia de modo geral nos ajuda no dia a dia, mas se ela vir com responsabilidade e para ajudar o meio ambiente ao mesmo tempo,sem danifica-lo mais, ainda melhor!
No site Mata Nativa diz que; de acordo com a Resolução Conama de 1986: “impacto ambiental é qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente afetam:

I.     a saúde, a segurança e o bem-estar da população;
II.     as atividades sociais e econômicas;
III.     a biota;
IV.     as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente;
V.     a qualidade dos recursos ambientais.”

Por isso que medidas como o EIA-RIMA vem para ajudar, se bem aplicado e ficarmos de olho! 

Referencias:

CURITIBA. Prefeitura da Cidade. Disponivel em: <http://www.curitiba.pr.gov.br/conteudo/cepac-eiarima/573> Acesso em 4 fev. 2013.

Metro Curitibano. EIA/RIMA. Disponivel em: <http://www.metro.curitiba.pr.gov.br/publico/eiarima.aspx/> Acesso em: 4 de fev 2013.

Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Consult EIA-RIMA. Disponivelem: <http://www.curitiba.pr.gov.br/conteudo/consulta-eiarima-metro-curitibano-secretaria-municipal-do-meio-ambiente/467> Acesso em: 4 de fev. 2013.

YOUTUBE. EIA/RIMA Sem Mistérios. Disponivel em: <https://www.youtube.com/watch?v=l7FiOh0KmqQ> Acesso em: 4 de fev 2013.

Wikipédia. Metrô de Curitiba. Disponivel em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Metr%C3%B4_de_Curitiba> Acesso em 4 fev 2013.

Postado por Lucélen Popoaski
 

Um comentário:

  1. Boa postagem, parabéns! Só tome cuidado, da próxima vez, para manter a figura dentro dos limites do post.

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