4 de fev. de 2013

Para tudo tem um jeito, até para o EIA RIMA.


         EIA – estudo de impacto ambiental RIMA relatório de impacto ambiental. EIA RIMA foi criada pela resolução Conama em 1996, com objetivo de fazer estudos e relatórios dos impactos ambientais, principalmente causados pelas grandes obras, como rodovias, ferrovias, portos, gasodutos as principais obras que envolvem o crescimento econômico do país.
        Sendo assim a partir dessa resolução o Brasil, deu mais um passo grande para sua enorme e belas leis de gestão ambiental, mas como se trata de Brasil que nem sempre essas leis são praticadas, ou se elas são praticadas sempre da aquele jeitinho brasileiro ainda mais se tem dinheiro envolvido.
           Abaixo a figura como explica  s diretrizes para a elaboração EIA RIMA. 
Diretrizes para a elaboração do EIA RIMA.  
Fonte:http://www.grupoescolar.com/img-conteudo/impacto_ambiental.gif

Sendo essa caracterização do EIA RIMA, sendo ela a mesma porem age separadamente, sendo EIA fazendo um estudo da área, dando as informações gerais, característica da empresa se é rodovias, ferrovias, após vem à área de influencia onde ocorrera a construção do empreendimento, diagnóstico ambiental, e analise dos impactos ambientais que incluem o RIMA, as medidas mitigador sendo o controle e despejo de cada um, e o programa de monitoramento levando em conta os impactos positivos e negativos. E o RIMA tem sua principal função tem a conclusão e analise dos estudos de impactos ambientais.

      Existem alguns casos que aplicação do EIA RIMA deu certo, como o caso do estaleiro OSX de Eike Batista apesar de quem se posicionou contra foi o ICMBIO Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, pôr essa posição contra essa construção de grande impacto ambiental, pois prejudicaria três unidades que seria a Ilha do Arvoredo, Anhatomirim e a Estação de Carijós.

      Mas o ICMBIO conseguiu fazer esse posicionamento, graças ao relatório que o EIA RIMA fez sobre a área mostrando que teria um grande impacto ambiental na área. 

                                   Mapa do estaleiro de Eike e sua área
Fonte: https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSVM4wKVjg8JZW7hUEZfV11hfjSqYMuh8sfpCxBl7B8xlB3MMm2

      Porem vários protestos da população e de denuncia que os trabalhadores que estavam trabalhando na obra de uma forma precária, relembrando de certa forma o período da escravatura segundo a matéria produzida pela folha UOL.

        Mas como o dinheiro da um jeito em tudo, o estaleiro foi construído, a comunidade que vivia na localidade e sobrevivia da pesca teve que se mudar, e a maior questão que por mais que traga mais lucro para o Brasil, e emprego para certa população, pessoas devem deixaram as suas culturas para se adaptar em outras, tudo que construíram até ali foi para baixo. Sem contar a obra por mais que ela se adapte as leis ambientais ela continua causando poluição e como se trata de gasoduto e petróleo, sendo assim vivem constantemente com o risco de ocorrer um desastre ambiental.


   Referencias Bibliográficas


CATARINENSE, D. ICMBio se posiciona contra estaleiro de Eike Batista em SC. Santa Catarina, 2010. Disponivel em: http://www.ambienteja.info/ver_cliente.asp?id=162091 < acessado em: 04 de fevereiro de 2013>.

 

PROJETEC. EIA estudo de impacto ambiental. Disponível em: http://www.pontal.org/docs/EIA_PontalNorte_V1_EstudosPreliminares.pdf < acessado em: 04 de fevereiro de 2013>.

 

BRAGA, P. O que é EIA RIMA – Estudo e Relatorio de Impacto Ambiental. 2004. Disponivel em: http://www.matanativa.com.br/br/blog-do-inventario-florestal/entry/o-que-e-eia-rima-estudo-e-relatorio-de-impacto-ambiental < acessado em: 04 de fevereiro de 2013>.

 

UOL, F. Trabalhadores do estaleiro da OSX, de Eike, são flagrados em condições subumanas. Folha São Paulo, 2012: http://www1.folha.uol.com.br/mercado/1193075-trabalhadores-do-estaleiro-da-osx-de-eike-sao-flagrados-em-condicoes-subumanas.shtml < acessado em: 04 de fevereiro de 2013>.

Postado por: Cleiton Luis Froelch.

Um comentário:

  1. Bom argumento, mas a forma como você constrói o texto pode gerar algum erro de interpretação; falando do estaleiro OSX, você diz: "Mas como o dinheiro da um jeito em tudo, o estaleiro foi construído, a comunidade que vivia na localidade e sobrevivia da pesca teve que se mudar,". É verdade que o estaleiro está sendo construído, mas não mais em SC como previsto, mas no Rio de Janeiro. Isso faz toda a diferença, pois realmente o EIA RIMA e a mobilização da comunidade conseguiram barrar o estaleiro em Biguaçú. Há algumas imagens melhores sobre este projeto na internet, que você poderia ter usado!

    ResponderExcluir