21 de fev. de 2013

Ambientalismo e capitalismo



Ambientalismo e capitalismo
Fonte: http://quemundolindo.blogspot.com.br
Segundo Diógenes e Rocha a história da degradação dos elementos naturais (incluindo a humanidade e suas relações) é a história da evolução do capitalismo, com todas as relações sociais que são inerentes a ele. Segundo eles, historicamente, a relação da sociedade com a natureza, como indica Foladori e Taks (2001), é uma relação técnica que consiste na utilização destes recursos para satisfazer suas necessidades, a transformação da natureza mediante o trabalho. O que vem mudando desde então, é a modificação das formas de uso dos recursos, a criação de novos produtos para serem consumidos pelas pessoas e mais ainda a criação das necessidades desses novos produtos.
Essas formas de uso dos recursos tem evoluído de maneira muito rápida e de forma a alienar o ser humano e do modo de produção, desconsiderando suas reais necessidades para pensar apenas as necessidades do mercado.
Fonte: Feira Brasileira de Reciclagem 2010.
Por outro lado, Louzada diz que os estudos ecológicos começam a tornar evidente que a destruição de elementos dos ecossistemas podem ser nocivos, principalmente a partir da década de 60, intensificou-se a percepção de que a humanidade pode caminhar aceleradamente para o esgotamento ou a inviabilização de recursos indispensáveis à sua própria sobrevivência. E, assim sendo, que algo deveria ser feito para alterar as formas de ocupação do planeta estabelecidas pela cultura dominante.
Esse tipo de constatação gerou diversos movimentos de defesa do meio ambiente, que lutam para diminuir o acelerado ritmo de destruição dos recursos naturais ainda preservados e busca alternativas que conciliem, na prática, a conservação da natureza com a qualidade de vida das populações que dependem dessa natureza.

Texto publicado por: Camila Traesel Schreiner

Referências:
DIÒGENES, K.; Rocha, C. Crise Ambiental - Educação ambiental: mais uma expressão de interesses? Portal São Francisco.  Disponível em: <http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/crise-ambiental/crise-ambiental-2.php> Acesso em: 18/fev/2013.
LOUZADA, A. Histórico da questão ambiental. Disciplina: Gestão Ambiental. Universidade Estadual do Amapá. Disponível em: <http://www.ebah.com.br/content/ABAAABQDcAB/historico-questao-ambiental> Acesso em: 18/fev/2013.
FOLADORI, G.; TAKS, J. Um Olhar Antropológico Sobre a Questão Ambiental. Arquivo em PDF. Disponível em: <http://www.universidadur.edu.uy/retema/archivos/Taks_Foladori.pdf> Acesso em: 18/fev/2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário