4 de fev. de 2013

Minimizar Impactos é Possível


Nos últimos anos no Brasil se discute o quanto o país está crescendo economicamente, com o avanço da tecnologia, o aumento de empresas se instalando em nosso território, por exemplo, parece-nos trazer uma estabilidade no país. Em alguns casos, o crescimento tão esperado pelo governo está alicerçado sobre os recursos naturais e nas condições que a natureza oferece para a execução de obras específicas.  

Há no país varias obras que estão projetadas, e que trazem consequências negativas para a sociedade, pois pessoas estão ligadas ou próximas às áreas de impactos causados pelos grandes responsáveis pelas construções. Mas o homem parece ignorar na maioria das vezes os impactos que obras ou políticas adotadas e executadas hoje, podem futuramente trazer danos à natureza irreversíveis.

Atualmente alguns problemas causados pelo crescimento da economia acelerado e mal planejado, quando tratamos de impactos à natureza, podemos citar alguns que comumente encontramos nas cidades brasileiras: poluição do ar, extinção da cobertura vegetal nativa, contaminação de rios e ações contra a fauna e flora. Isso é a prova de que o homem procura métodos de desenvolvimento rápidos, para a obtenção de lucros a qualquer preço, sem considerar a capacidade de recuperação dos ecossistemas.

Para que se possa ter noções sobre futuros impactos a natureza decorrente de obras, há o EIA ( estudo de impacto ambiental) que é um conjunto de estudos realizados por profissionais de diversas áreas, com dados técnicos detalhados, sendo que o acesso ao EIA é restrito em respeito ao sigilo industrial. Logo após o estudo de possíveis danos, há o relatório de impacto ao meio ambiente (RIMA), sendo a síntese dos estudos em formato menos técnico, mais simplificado e compreensível, com a sociedade tendo acesso.

Como já mencionei acima, há obras que parecem ignorar os impactos a natureza, como por exemplo, a usina hidrelétrica de Belo Monte e rodovias no Pantanal. O usina simplesmente “afogará” grandes áreas que tem vidas em sua região de abrangência, tanto de seres humanos quanto de animais e plantas ameaçados de extinção, e que aparece nas propagandas apenas como uma nova fonte para a produção de energia elétrica.  A Estrada-Parque Transpantaneira traz danos a região do pantanal, pois fazendas e hotéis que são atrações turísticas devido a riqueza que a natureza oferece na região causam a contaminação de cursos de água, erosões do solo, por exemplo.
Não basta apenas investir em tecnologias, instalação de empresas ou outras instituições sem saber e ter no papel os futuros danos à natureza, pois se termos comprovado os possíveis impactos, refletirá na qualidade de vida de toda a população, não somente local mas sim nacional.

Referências:
Instrumentos de Gestão Ambiental: O Estudo dos Impactos Ambientais
Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 900 cursos online com certificado 
http://www.portaleducacao.com.br/biologia/artigos/2006/instrumentos-de-gestao-ambiental-o-estudo-dos-impactos-ambientais#ixzz2JyidO4zy
.
Como se faz um relatório de Impacto Ambiental? (EIA-RIMA), disponível em:

O que é EIA/RIMA?

Vinicius Silveira dos Santos



Nenhum comentário:

Postar um comentário