17 de dez. de 2012

Questões Socioambientais No Brasil


Quando nos referimos a questões socioambientais, estamos nos referindo principalmente dos problemas ligados entre o Homem e a Natureza, sendo todo conjunto de ações provocadas pelo ser humano que prejudicam o meio em que vivemos.
Esse é um sério problema que vem cada vez mais tendo espaço relevante em nosso cotidiano, devido à falta de questões socioambientais em nossa área urbana, ou seja, dentro de nossa cidade. Devido à rápida urbanização de grandes cidades brasileiras e ocupações em áreas não próprias para moradia a partir do século 19, ocorre à falta de planejamento ambiental, essa falta de planejamento acarreta em nossas vidas e nossa saúde.  Esse crescimento muda totalmente nossa paisagem, o que influência em grande sentido a má qualidade de vida da sociedade relacionada com a queda da qualidade sobre o meio ambiente o qual ambos precisam estar em perfeita harmonia para que consigam conviver em uma área sem sofrer riscos. Essas questões estão ligadas principalmente ao depósito de lixos sem o devido tratamento que o mesmo deve ter, por exemplo, quem nunca ligou a televisão e viu noticias sobre alagamentos e transbordamento bocas de lobos em São Paulo? Esse é um fato comum em dias de chuva, sem deixar de comentar que é uma das cidades mais poluídas do mundo, devido à falta de planejamento urbano, mas é muito importante ressaltarmos a falta de colaboração de cada cidadão, pois são eles que constroem o meio em que vão viver.

Essa falta de planejamento Socioambiental na cidade de São Paulo preocupa e muito ainda mais com o aumento da cidade, aumenta maior o número de pessoas, carros (Responsáveis por uma grande quantidade de CO2 na atmosfera), o gás que é expelido para a superfície deixa o céu da cidade completamente escuro causando vários tipos de reações alérgicas na população. No momento em que a cidade venha a crescer a população joga seus lixos em lugares impróprios, um exemplo claro é do depósito de lixo no rio Tietê, o rio é completamente poluído além de cruzar no meio da cidade, fica difícil de imaginar como moradores e pedestres convivem diariamente com o mau cheiro. Em dias de chuvas ocorre á invasão das águas de rios na cidade, gerando o entupimento do esgoto, aonde o mesmo acaba por invadir ruas e casas, deixando um grande número da população desabrigada e com riscos de pegar doenças devidas á grande quantidade de resíduos que atraem diferentes tipos de animais com suas respectivas doenças transmitidas para a população, e lixo tóxico onde muitas vezes são armazenados em áreas que de fato é para esse tipo de resíduo, mas a mesma não recebe o devido tratamento.
Todos os cidadãos tem o direito  de exigir seu direito para fazer de sua cidade um lugar melhor, esses direitos devem ser exigidos e cumpridos por seus dirigentes, sendo esse o ato do cidadão, cidadania exigir melhores e recursos para melhorar sua cidade. Porém devemos novamente relembrar que as melhoras já estão ocorrendo em muitos locais nas diversas cidades do Brasil, mas do que adianta projetos estarem sendo elaborados e levados a prática dentro do meio rural se a população não faz sua parte? 
É nesse momento que chegamos a uma conclusão que talvez ambas as partes tanto governantes e sociedade não chegam a um ponto fixo para essa melhoria, a sociedade tem seus direitos de exigir melhoria em seu lixo diário, desde o seu recolhimento até seu tratamento nos lixões, onde o mesmo deve ser tratado de forma que não junto animais causadores de doenças, separado corretamente de outros tipos de resíduos. Assim podemos dizer que não apenas uma cidade como a de São Paulo pode melhorar com a ajuda dos governantes juntamente com a sua população, isso só se tornará possível no dia em que todos fizerem sua parte para o melhor da população.


Nome: Gabriel Fraco

Ref: http://pt.wikipedia.org/wiki/Responsabilidade_socioambiental

http://www.eb1-albergaria-velha-n1.rcts.pt/Alb3/Aguagota/pagina2.htm


2 comentários: