A construção de espaço urbano visando às
questões socioambientais e a cidadania no ensino da geografia:
No
espaço urbano aliado às questões socioambientais, na perspectiva da ciência
geográfica. O processo de urbanização tem ocasionado significativas mudanças na
organização do espaço geográfico, provocando o surgimento e agravamento de
sérios problemas de cunho social. Neste caso, o estudo da cidade não deve se
abster das análises qualitativas de vida da população e das políticas públicas
adotadas pelos municípios, direcionadas ou não, para um melhor ordenamento dos
grandes centros urbanos.
Além
disso, cabe ressaltar que os problemas sociais como moradia, educação, saúde e
meio ambiente podem se apresentar de diferentes maneiras, considerando o grau
de intensidade do exercício de cidadania de seus habitantes como também, o
comprometimento da administração municipal. Para abordarmos os problemas socioambientais
do espaço urbano, faz-se necessário, sem dúvida,refletir sobre nossa atuação
como cidadãos, relacionada ao aspecto político da construção do espaço. O
resultado dessa vivência pedagógica demonstrou que, quando tratamos da questão
ambiental e concomitantemente, da qualidade de vida urbana, não podemos pensar
em conclusões definitivas, visto que as discussões socioambientais se renovam
de maneira constante e, dessa forma, a temática permanece em aberto.
A área de
conhecimento supracitada tem um papel fundamental na formação do cidadão,
quando por meio dela se analisa e procura conhecer/ explicar o espaço produzido
pela sociedade, permeado pelos aspectos sociais, econômicos, culturais e
políticos. É imprescindível à Geografia, enquanto conteúdo
escolar, se engajar em tais discussões. Afinal, o dinheiro público pode
retransformar o espaço urbano e minimizar os agravantes socioambientais.
O objeto norteador das questões a serem
discutidas nas aulas de Geografia é o espaço geográfico, visto tradicionalmente
como produto das estruturas econômicas, dos modos de produção e das relações de
trabalho entre o ser humano e a natureza. A forma de ocupação do espaço urbano,
por exemplo, apresenta características próprias que lhe dão identidade. Ora, a
maior parte das atividades econômicas, políticas e culturais está concentrada
nas cidades.Por outro lado, essas áreas vivem problemas de ordem social que se
agravam cada vez mais na atualidade, principalmente nos grandes centros, tendo
em vista as questões socioambientais que afetam a qualidade de vida.
Fonte: http://dalvanice.blogspot.com.br/2011_11_01_archive.html
Nesta
perspectiva, relacionamos os conteúdos curriculares à realidade cotidiana do
aluno voltada à construção e ao exercício da cidadania. Dessa forma, o estudo
da cidade deve permitir ao educando pensar o espaço geográfico com suas
características e problemas, para posicionar-se de maneira crítica e
construtiva nas diferentes situações sociais e questionar a realidade por meio
dos problemas, no sentido de tentar resolvê-los. Nesse ínterim, o professor de Geografia deve
ser o mediador do processo de formação do aluno. No entanto, percebemos que a
formação de professores, muitas vezes, deixa a desejar, quando não lhes permite
uma competência crítica-reflexiva, que lhes proporcione condições para pensar
de forma autônoma, facilitando a articulação entre a teoria e prática do
ensino. Essas questões demonstram que se faz necessário o professor ir além dos
conteúdos ensinados.
Finalmente,
temos uma constatação importante e que precisa ser refletida. O educador, que
se preocupa com as questões cotidianas do aluno, deve assumir o seu papel de um
pesquisador que investiga os problemas que estes enfrentam, bem como as suas causas.
Do mesmo modo, puderam compreender que essa questão é um desafio pertinente não
apenas aos governantes, mas também aos moradores, por meio do pleno exercício
da cidadania. Assim, compreendemos que o raciocínio geográfico pode permitir a
relação do ensino de Geografia com o discurso político, o que, certamente,
promove uma vivência da cidadania na comunidade.
Cidade e Espaço Urbano - Roberto Lobato Correa.wmv
Fonte: Youtube/ <iframe width="420" height="315" src="http://www.youtube.com /embed/YbamdbvGzXQ" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>
Postagem Daniel Hollweg Salamoni
Referências Bibliográficas:
Nenhum comentário:
Postar um comentário