17 de dez. de 2012

Problemas socioambientais e cidadania


   Hoje em dia vemos cada vez mais indústrias sendo instaladas nas cidades, e o campo cada vez mais desvalorizado, vemos pessoas do campo mudando para cidade em busca de uma vida com condições melhores, vemos cidades sofrendo um inchaço por causa disso, também notamos que os problemas sócio-ambientais crescendo cada dia mais. Mas por que ocorre isso? É problema causado pelo capitalismo? Ou problema causado por falta de cidadania?
   Os problemas socioambientais muitas vezes são causados pelo sistema capitalista, já que para o Brasil crescer precisava se industrializar, e essa industrialização ocorreu a partir dos anos 70, acontece que foi uma industrialização contraria da que ocorreu na Europa, Estados Unidos, sendo a única semelhança as maquinas e empresas, mas sim foi uma industrialização acelerada, onde pessoas saiam do campo e cidade pequena, iam para essas cidades grandes e elas acabavam morando em encostas de morros, beiras de rio, sem saneamento básico, e assim foi causando inchamento das cidades.
http://ecosde2011.blogspot.com.br/2011/10/poluicoes.html   
   Então foi esse capitalismo que fez com que o Brasil se industrializasse, porém não deu o tempo do país  se planejar, sendo isso o que causou sérios problemas sócios ambientais, como desemprego, falta de saneamento básico, educação precária, uma precariedade em hospital e postos de saúde e outros inúmeros problemas. Em questão ambiental surge o problema da poluição de rios, desmatamento, pessoas morando em morros acelerando os processos erosivos deles, assoreamento dos rios, poluição urbana etc.
   Porem não pode ficar falando que os problemas socioambientais são só causados pelo capitalismo, claro sofremos conseqüências por causa dele, porém eu vejo que muitas poluições são causadas por nós, população brasileira, onde jogamos muitas vezes um simples papel, plástico, lata ou garrafa de refrigerantes, onde esses com a soma que as outras pessoas fazem a mesma coisa ocorrendo entupimento de bocas de lobos e ai todo mundo sabe o que acontece quando ocorre a primeira chuva forte. Também ocorre que as pessoas vão morar em encostas de morros por ser o lugar mais barato e eles não ter condição de pagar por outro lugar, porem elas jogam seu lixo ali mesmo ou se tem um rio dentro dele, esgoto colocam cano direto para o rio, e muitos na vontade de ter horta, plantam nas beiras do rio sem respeitar as APPs, e ainda passam agrotóxicos nas hortaliças.

  Modelo de ensino da E.A
http://airton-fsica.blogspot.com.br/2010/06/mapa-conceitual-o-que-e-educacao.html
  Mas como bom brasileiro, devemos enxergar alguma coisa boa, e isso está inserido na educação dos dias de hoje, e isso começou estar presente a partir da Lei n° 6.938 de 1981 com a criação da Educação Ambiental (EA), onde seu principal objetivo é atuar para comunidade seja em defesa do meio ambiente, e sendo assim Magalhães (2000) cita o seguinte, que a educação ambiental vem resgatar a cidadania dos habitantes através da tomada de consciência para a conservação do meio ambiente, o que influirá diretamente na manutenção e melhora da qualidade de vida, orientando o interesse social nas formas de entendimento da realidade, de apreender a aprender a reconstrução do mundo atual.
   Acima podemos ver um quadro que explica a metodologia da educação ambiental, como ela está inserida nos dias de hoje, quais seus principais objetivos, e seu funcionamento. Sendo assim podemos perceber que o capitalismo tem grande influencia nos problemas socioambientais que ocorre nos dias de hoje, porem se nós não exercer a cidadania o mundo nunca vai melhorar, sendo o E.A é de extrema importância.   
 Referencias Bibliográficas:


Postado por: Cleiton Luis Froelich 

Um comentário:

  1. Muito boa postagem; só uma pequena observação: quando falamos de educação ambiental, mais importante do que a Lei n° 6.938 de 1981, que instituiu a Política Nacional de Meio Ambiente, é a Lei 9.795 – Lei da Educação Ambiental que, artigo segundo afirma: "A educação ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não-formal".

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