18 de dez. de 2012

Problemas nas cidades brasileiras



           O Brasil tem passado por um grande processo de urbanização nos últimos 50 anos. Nossas cidades entraram em cenários mundiais e são um grande atrativo turístico para os estrangeiros.  Todas essas mudanças, fizeram com que a população migrasse para as cidades, o que nos leva a um grande número de favelas e áreas impróprias para habitação nas grandes cidades.  Com esse crescimento da população nas grandes cidades, temos uma diversidade de problemas socioambientais nas grandes cidades brasileiras.
Um desses problemas é a de saneamento básico e de moradia. Quando visitamos as grandes cidades vemos esgotos a céu aberto, ou muitas vezes rios que cruzam a cidade completamente poluídos.  Um dos mais conhecidos é o Rio Tiete, que fica na cidade de São Paulo, que é altamente poluído.
Em relação ao problema de moradia, com a alta demanda de pessoas indo morar nas cidades, o número de moradores de rua e pessoas que não tem um lugar para morar é muito grande, e com isso temos também a taxa elevada de violência contra essas pessoas.
Porém, com o passar do tempo, as pessoas que vivem nas cidades foram se acostumando com cenas como essas, e acaba que passando em branco aos demais olhos todos esses problemas.

Pessoas que vivem nessas condições desumanas tendem a serem descriminadas e acabam muitas vezes entrando para o mundo do crime. As que buscam o caminho correto, acabam tendo que se submeter a trabalhos como catar lixo no grandes lixões e catadores de papel, correndo vários riscos.
O Brasil precisa investir mais na preservação do bem das pessoas. Precisa levar em consideração que a população não é apenas número, são pessoas, que precisam de cuidados básicos e uma, nem que seja mínima, qualidade de vida boa. 
O vídeo a seguir, mostra algumas imagens dos problemas socioambientais que o Brasil enfrenta hoje em dia. A partir dele, podemos repensar sobre nosso modo de vida e como vemos as outras pessoas. 


Postado por: Ricardo Stedile

Referências 
Problemas Sociais Nas Cidades do Brasil. Disponível em <http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/problemas-sociais-nas-cidades-brasil.htm> Acessado em 18 de Dezembro de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário