20 de dez. de 2012

Crescente urbanização e consequencias


Atualmente em nossa sociedade a urbanização sofreu grandes mudanças comparadas há alguns anos atrás, mudanças drásticas e rápidas, um crescimento populacional em exponencial com isso a necessidade da cidade crescer e abrigar essa população.  O crescimento extrapolaria o bom senso do crescimento, destruindo áreas ambientas das cidades e aos seus arredores. Essas ações mais tarde iriam trazer consequências, que no momento não eram estudadas muito menos pensadas e obviamente planejadas.
Urbanização
Fonte: http://www.not1.com.br/wp-content/uploads/2011/05/megalopoles-cidades-metropoles-conurbadas.jpg

Uma das conseqüências é a formação das ilhas de calor, fenômeno que ocorre em cidade com uma urbanização muito expressiva. Com temperaturas elevadas em pontos da cidade. Essa elevação da temperatura é devida a grande quantidade de ruas asfaltadas, concretos, calçadas, prédios, casas etc. e uma deficiência muito grande na arborização (áreas verdes) na cidade, causando baixa umidade na região também. Para se tentar evitar usa-se das estratégias de construção de áreas verdes, maior arborização da cidade, e construção de parques, originado as ilhas de frescor – áreas com temperatura mais amena em relação ao resto de sua região.
Ilha de calor (um exemplo simples)
Fonte: http://4.bp.blogspot.com/-D9cW536afp4/T2mJuUJvAnI/AAAAAAAAEo0/6Az3UZI9txI/s400/Geografia-ilha_de_calor.jpg
Exemplo 2
Fonte: http://revistapesquisa.fapesp.br/wp-content/uploads/2012/10/078-081_Ilhas-de-Calor_200-3.jpg

A poluição sonora é outra conseqüência da grande urbanização das cidades. Ocorrerá em ambientes determinados, o som elevado altera a qualidade de vida das pessoas que ali vivem/trabalham etc. e também prejudicam locais os quais precisam um silencio mais absoluto, por exemplo: hospitais. Grandes rodovias/estras o qual há grande circulação de veículos com suas buzinas é um dos provocadores dessa “nova” poluição. Industrias, construções, áreas de evento etc. também se encaixam como poluidores sonoros. “A OMS (Organização Mundial de Saúde) considera que um som deve ficar em até 50 db (decibéis – unidade de medida do som) para não causar prejuízos ao ser humano. A partir de 50 db, os efeitos negativos começam. Alguns problemas podem ocorrer a curto prazo, outros levam anos para serem notados.”. Consequencias são: dor de cabeça, estresse, insônia, perda de audição, perda de atenção/concentração etc.
Vídeo falando sobre a questão da poluição sonora.
Tabela das leis

A poluição visual é uma que passa despercebida em muitos casos, está relacionada ao excesso de elementos visuais que aparecem na rua, principalmente pelas mídias (propagandas, outdoors, placas, banners, faixas, cartazes etc.). A poluição visual passa um desconforto espacial e visual, para pessoas que passam pelo local onde ela está localizada. Transforma a paisagem da cidade, em muitos casos escondendo a fechada original de alguma arquitetura antiga. Propagandas próximas a estradas podem causar acidentes, já que buscam chamar a atenção das pessoas, em um momento o qual o motorista deve manter a atenção na estrada.
Vídeo sobre poluição visual, com exemplos, aborda também período de eleição entre outros momentos.

Foram abordados alguns problemas ambientas que o urbano vem enfrentando com sua crescente expansão. Dentre eles ainda poderia se destacar a poluição do ar, chuvas acidas, enchentes etc. A medida que o urbano cresce devida a sua necessidade de abrigar a massa populacional, ele se usa do espaço de formas variadas alterando e transformando e esquecendo que isso causa consequências para o local/região. Consequencias que devem ser pensadas, há necessidade de um planejamento para cada questão, para tentar evitar desgaste ambiental e futuros danos a saúda humana.

 Nome: Gustavo Herrmann


Referências:
http://cursocidadaniahj.blogspot.com.br
http://www.brasilescola.com/geografia/problemas-ambientais-dos-grandes-centros.htm
http://www.suapesquisa.com/o_que_e/ilha_de_calor.htm
http://www.suapesquisa.com/pesquisa/poluicao_sonora.htm
http://www.egov.ufsc.br/portal/conteudo/polui%C3%A7%C3%A3o-visual-0

Nenhum comentário:

Postar um comentário