17 de dez. de 2012

O$ TRAN$TORNO$ DA$ CIDADE$!!!


O intenso crescimento das cidades brasileiras que ocorreu desde a década de 60, somado à falta de planejamento, ocupações irregulares, crescimento industrial, deu origem a vários problemas socioambientais que se intensificaram ao longo dos anos. Esse crescimento urbano desordenado, acompanhado das mudanças bruscas na paisagem, tem produzido grandes impactos socioambientais, implicando na queda da qualidade ambiental e de vida da sociedade.
O êxodo rural provocado pela falta de oportunidades de trabalho no campo, aliado à grande centralização de giro de capital nas cidades, fez com que com o passar dos anos, as cidades passassem a atrair moradores, e como resposta a essa enorme frota demográfica surgiram muitos problemas de caráter social e ambiental. 
Mais visíveis nas grandes cidades, os problemas habitacionais denotam uma desigualdade social gritante Nessas cidades, é muito comum a presença de favelas e cortiços. Encontramos também pessoas morando nas ruas, embaixo de viadutos e pontes. Nestes locais, as pessoas possuem uma condição inadequada de vida, passando por muitas dificuldades. Tal desigualdade prova que o Brasil é um país de grandes contrastes sociais. A distribuição de renda é desigual, sendo que uma pequena parcela da sociedade é muito rica, enquanto grande parte da população vive na pobreza e miséria. Embora a distribuição de renda tenha melhorado nos últimos anos, em função dos programas sociais, ainda vivemos num país muito injusto. 
A violência é outro fator alarmante. Fruto dessa desigualdade social, os crimes estão cada vez mais presentes nas cidades brasileiras, e já não são as grandes cidades os únicos cenários dessa triste realidade. As pequenas e médias cidades têm tomado espaços cada vez maiores, deste grande problema social.
No que diz respeito aos problemas ambientais, as cidades e seus inchaços demográficos assumem o papel de protagonista nos impactos na natureza. 
A poluição já assume espaço desenfreado. O intenso fluxo de automóveis e as indústrias são os principais responsáveis por esse tipo de poluição. E se há um intenso fluxo de automóveis, há uma generosa "promoção" de compra para esses automóveis. Não é só esse o grande problema ambiental das cidades, mas esse por sua vez, escancara o maior vilão de todos esses problemas: o capitalismo. Essa despreocupação com o meio ambiente somado à "necessidade" de se lucrar e lucrar cada vez mais, nos leva a esses problemas de natureza ambiental. Isso porque, nos é dito todos os dias que comprar é o melhor retrato de um país em desenvolvimento. E para isso, as ofertas são as melhores. O transporte público é esquecido de qualquer tipo de preocupação, e a precariedade desse serviço ganha espaço a cada dia mais. 
Pouco se preocupa com espaços verdes dentro de uma cidade. Quando eles são vistos e "plantados" geram até uma comoção por parte de todos. Sem esquecer que para muitos, os grandes prédios que tomam lugares desses espaços ecológicos, também são garantia de uma cidade desenvolvida. Há outros muitos problemas ambientais decorrentes dessa urbanização desenfreada e sem nenhum planejamento: impermeabilização do solo, poluição visual, poluição sonora, alterações climáticas, efeito de estufa, chuva ácida, ausência de saneamento ambiental, destinação e tratamento dos resíduos sólidos, entre outros. 
Tomamos rumos frenéticos de crescimento. Junto a esse crescimento ganhamos de presente os incontroláveis problemas socioambientais, que são na maioria dos casos, deixados de lado por parte daqueles que são responsáveis por manter uma organização nessas cidades que nos abrigam. Ironicamente é difícil controlar tal crescimento, e por conta disso, manter a casa arrumada. Mas, sempre há espaço para aumentar esses problemas. Não é esforço nenhum derrubar árvores e mais árvores para dar lugar a um prédio, uma empresa. Somos enganados a cada dia. Deixamo-nos ser enganados. O dinheiro sempre foi a maior preocupação desse sistema. A natureza enfraquecida está esquecendo de pedir socorro. Não há mais espaço para ela. O caos veio para ficar. E quem é o principal culpado? $$$!!!

Postado por: Vinícius Rodrigues de Oliveira
Referências:

BRASIL ESCOLA. Problemas ambientais e sociais decorrentes da urbanização. Disponível em: <http://www.brasilescola.com/brasil/problemas-ambientais-sociais-decorrentes-urbanizacao.htm>. Acesso em: 17 dez. de 2012.

SUA PESQUISA.COM. Problemas sociais do Brasil. Disponível em: <http://www.suapesquisa.com/religiaosociais/problemas_sociais.htm>. Acesso em: 17 dez. de 2012.

E ESSE TAL MEIO AMBIENTE. Alguns problemas ambientais urbanos. Disponível em: <http://essetalmeioambiente.com/alguns-problemas-ambientais-urbanos/>. Acesso em: 17 dez. de 2012.




Nenhum comentário:

Postar um comentário