16 de dez. de 2012

Conflito Socioambiental


          A sociedade e a natureza cada vez mais vivem em um conflito, no tema de hoje as cidades estão se expandido rapidamente gerando problemas sem precedentes e a falta de planejamento público é um dos maiores problemas juntamente com a diferença social, quanto menor a renda digamos pior sua dignidade de moradia e sabemos bem pois a principais cidades vivem com isso.
Com o avanço gigantesco da construção civil e a falta de preocupação dos efeitos que causam, vemos o meio ambiente em um desgaste constante. 
Tanto são os  problemas que podemos citar um dos mais interessantes pra Gestão Ambiental: A degradação do meio ambiente pela equivocada ocupação urbana. Há grandes impactos causados pelo processo de urbanização, um dos grandes destaques é o lixo.
O que fazer com tanto lixo produzido?
          Já não há espaço suficiente para coloca-lo, cada vez é maior a sua produção então mandamos ele para lixões que optam por 'esconde-lo' criando o que chamamos de aterros sanitários ou incineradores. Sem pensarmos que ele vai estar lá da mesma maneira poluindo o meio ambiente, sem contar que existem pessoas que vivem deste lixo. E são milhares os problemas que ele causa, ainda por exemplo podemos citar o entupimento de boeiros por jogar o lixo em lugar indevido e alagamentos que isso por originar.
Precisamos pensar melhor e criar idéias para solução. Os problemas socioambientais devem ser melhor discutidos pra uma melhor qualidade de vida para a população geral e natureza.
Vídeo sobre ecologia urbana!



Curiosidade:


A poluição é a alteração da atmosfera provocada pelo lançamento de substâncias, matérias ou energia que provocam males ao meio ambiente e à saúde. Existe locais onde a poluição é visivelmente maior e mais concentrada, como é o caso de dez cidades que após uma pesquisa realizada por um laboratório conceituado apresentou níveis extremamente altos de contaminação e de problemas de saúde. A maioria das cidades que apresentam maior grau de poluição se concentra em países considerados de rápido desenvolvimento como é o caso da China e da Índia. São elas:
Norilsk, Rússia: Emite grande quantidade de níquel, cobre, chumbo e cádmio, além de platina e paládio;
Chernobyl, Ucrânia: Libera radioatividade na atmosfera;
Dzerzinsk, Rússia: Libera substâncias químicas através da produção de armas químicas e exploração de minas;
Kabwe, Zâmbia: Apresenta contaminações com chumbo, onde armazenado no sangue de crianças corresponde a 50 microgramas por decilitro;
La Oroya, Peru: Apresenta contaminação com chumbo, zinco e cobre;
Linfen, China: Libera poeira provenientes de carvão e apresenta contaminação na água por arsênio;
Sukinda, Índia: Apresenta contaminação nas águas com cromo hexavalente altamente tóxico;
Tianying, China: Contém grande concentração de chumbo no ar e no solo;
Vapi, Índia: Apresenta contaminação de resíduos industriais;
Sumqayit, Azerbaijão: Apresenta contaminação com metais pesados, petróleo e produtos químicos.


Referencias Bibliográficas:

Instituto GEA Ética e Meio Ambiente. O problema do lixo. Disponível em: <http://www.institutogea.org.br/oproblemadolixo.html> Acesso em 16 de dez. 2012.


Monografias. Espaço Urbano e Politicas. Disponível em:<http://br.monografias.com/trabalhos917/espaco-urbano-politicas/espaco-urbano-politicas2.shtml> Acesso em 16 dez. 2012.

Brasil Escola. Curiosidades: Cidades mais poluídas do mundo. Disponível em: <http://www.brasilescola.com/curiosidades/cidades-mais-poluidas-mundo.htm> Acesso em 16 dez. 2012.

Postado por Lucélen Popoaski



Nenhum comentário:

Postar um comentário