21 de jan. de 2013

Uso ou Absurdo?


O que são os recursos minerais? Os recursos minerais são todos aqueles recursos que ajudam a manter a vida na terra, dentre eles podemos citar vários recursos sendo ele; Solo,  a água,  o ar, combustíveis e os minerais entre outros vários.
Dentre os combustíveis destacamos o Petróleo sendo uma das matérias primas básicas  para a obtenção de energia e de matérias primas. Por tratar-se de um recurso natural e seu rápido consumo tanto na geração de energia e combustíveis para automóveis o mesmo corre o risco de acabar, fazendo com que sejam recorridas ao uso de energias alternativas.  O Petróleo tem em sua composição o carbono, hidrogênio, oxigênio, nitrogênio e enxofre, sua formação é composta  por restos de animais e vegetais mortos  ao longo dos anos, encontra-se depositado no fundo de lagos, mares e em alguns lugares de terra firme como os poços encontrados no Texas. Segundo algumas pesquisas e estudos, apontam uma forma de desigualdade na distribuição de petróleo no globo terrestre, ficando em primeiro lugar o Oriente Médio, em segundo a Europa e a Euroásia e em terceiro a América do Norte. O Brasil produz uma taxa muito baixa de petróleo cerca 2,2%. As primeiras buscas no subsolo brasileiro só tiveram inicio no final do século XIX,  passados anos de sua descoberta no ano de 2007 o Brasil anuncio mundialmente a descoberta de uma grande camada de reserva petrolífera, chamada Pré-Sal. Localizados na porção marinha de grande parte do litoral brasileiro a qual engloba os estados de Santa Catarina e Espírito Santo, recebe esse nome ‘’Pré-Sal’’ devido a um intervalo de rochas a qual se estende por baixo de uma camada de Sal, termo usado devido ao longo dos tempos essas rochas foram sendo depositadas antes da camada de sal.
Essa exploração pode aumentar significativa a economia do Brasil, podendo fazer a mesma dar um salto muito grande na economia mundial, ficando entre uma das grandes potencias econômicas do mundo, hoje em dia o Brasil produz cerca de 200 mil barris e até 2017 esse numero vai crescer para 5 vezes mais, o que irá gerar uma grande oportunidades de empregos e cursos profissionalizantes a jovens para entrarem logo no mercado de trabalho e trabalharem o petróleo, porém além dessa mina de ouro encontrado no litoral brasileiro a Petrobras responsável pela extração do petróleo, será necessário em investimento na ciência e tecnologia, onde com experiência própria já presencie algo a ver com esse assunto, segundo um amigo meu do campus da UFSM a Petrobras, irá selecionar alunos do curso de Processos químicos da UFSM para estágios em uma das plataformas de extração desse ouro preto.
Poderíamos citar vários exemplos do petróleo na influencia na economia brasileira, porém vamos passar para outro lado, essa extração tanto do Pré- Sal e outros recursos minerais estão sendo retirados da natureza com o devido cuidado, sem prejudicar o meio em que vivemos?
No passado a extração começou a se intensifica a partir da revolução industrial, quando a produção em massa se intensificou para o abastecimento das indústrias, porém com o crescimento da população a necessidade de retirar cada vez mais recursos minerais do solo aumentou significativamente, algumas reservas possuem ainda uma grande quantia de recursos, porém não são extraídos devido ao alto custo para a sua extração, ou seja, com grande retirada desses recursos do solo sem o devido cuidado ela foi se esgotando e acabou sendo desativada a sua extração econômica, além disso, deixou impactos significativos dentre eles; desmatamentos, destruição da paisagem, alterações nos cursos d’água, formação de voçorocas entre outros.
Visto que moramos em um país abençoado, quem é extraído cerca de 55 tipos de recursos minerais diferentes, fica a pergunta: Vale a pena destruir a fauna e a flora, para extrair recursos e retirar riquezas que serão má administradas por nossos governantes?
Pois é isso que acontece no Brasil, uma grande quantia de minerais é extraído, porém sem o devido cuidado em sua extração, e sua administração não nos faz falta, algo que ouvimos tantas pessoas importantes que nos representam enchem a boca para falar disso e daquilo, porém na parte de saber onde o dinheiro obtido na venda de tal recurso mineral, ninguém sabe dizer. Pois é Brasil, Continue assim que aquele velho ditado ‘’Deus dá rapadura pra quem não tem dente’’ faz jus a nossos governantes.






Referências:
Petrobras Pré sal
Soq Portal de química
BRASIL ESCOLA. Geografia física do Brasil. História do petróleo
Blog Fome no Mundo
Mundo Vestibular

Nome: Gabriel Franco

Um comentário: