14 de jan. de 2013

Os interesses por trás dos recursos naturais.


Nosso planeta habita aproximadamente sete bilhões de pessoas e todas têm suas necessidades (de espaço, de alimentos ou de combustíveis, por exemplo). Porém, torna-se necessário encontrar o equilíbrio entre as necessidades do homem e a preservação do ambiente, o que atualmente se traduz num enorme desafio para a nossa espécie. Pois, as atividades humanas têm afetado negativamente a quantidade e a qualidade dos elementos essenciais para a vida: água, fauna, flora, etc. Na sociedade capitalista atual, que busca incessantemente o lucro, e extrai cada vez mais os chamados recursos naturais.

Fonte: Google Images
Os recursos naturais incluem tudo o que ajuda a manter a vida, como o solo, a radiação solar, a água, o ar, os combustíveis e os minerais, as plantas e os animais. Mas são finitos, entretanto, se fizermos uma gestão cuidadosa desses recursos, poderemos continuar a aproveitar eles, sem comprometer a nossa qualidade de vida e a de gerações futuras. Eles podem ser classificados em dois grupos distintos quando se tem em conta o tempo necessário para que se dê a sua reposição: os recursos naturais não renováveis e os recursos naturais renováveis.

Os recursos não renováveis incluem substâncias que não podem ser recuperadas num curto período de tempo. Isso quer dizer que quanto mais se extrai, mais as reservas diminuem, diante desse fato é importante adotar medidas de consumo comedido, poupando recursos para o futuro. Por exemplo, o petróleo e minérios em geral (o carvão, o ferro ou o ouro). Os recursos renováveis são aqueles que podem se renovar ou serem recuperados, com ou sem interferência humana, como as florestas, a luz solar, o vento e a água. Caso haja o uso ponderado de tais recursos, certamente não se esgotarão.

Atualmente, o crescimento econômico é intensivo em energia, e em face ao possível esgotamento das fontes energéticas da qual utilizamos, procura-se cada vez mais recorrerem a soluções alternativas de produção energética. Mas não só isso como também consumir menos energia. O interesse pelas energias renováveis relaciona-se ao tema mais amplo do desenvolvimento sustentável. Nesse sentido, a busca por fontes renováveis e sustentáveis de energia tem estado no centro do debate internacional contemporâneo. Trata-se, em última análise, de garantir a democratização do acesso à energia, condição básica da vida moderna, de maneira limpa e sustentável.
Fonte: Google Images
No Brasil o centro do debate, é a possível “falta de energia”. No país, a matriz energética, provém em mais de 70% de hidroelétricas. E os baixos níveis dos reservatórios nas usinas do Sudeste, estão preocupando, analistas, governo e causando um grande alvoroço na população, com os possíveis apagões e racionamentos. O restante da energia é produzido pelas centrais termoelétricas e pelos reatores das centrais nucleares de Angra dos Reis em mínima porcentagem. Mas, segundo alguns especialistas, isso está ocorrendo não são pela falta de chuva, mas também, principalmente à falta de investimentos no setor.

As possíveis soluções segundo analistas seriam; investir na interligação dos sistemas de transmissão do país, recorrer aos demais países sul-americanos, adotar outras fontes energéticas ou construirmos mais hidroelétricas. Porém, a construção e ativação de novas hidroelétricas se fazem mesmo necessária na atual situação do país e de suas populações? Outras fontes energéticas resolveriam o problema? Muito ainda precisa ser discutido e avaliado, mas a população tem o dever de se alertar diante de todos esses fatos.

A gestão dos recursos naturais deve ser um processo sustentável. Isso implica também na consideração de um conjunto complexo de aspetos sociais e econômicos. A sustentabilidade é uma condição necessária ao planeta, e no que diz respeito à manutenção do meio ambiente. E a população tem um papel fundamental nesse processo, seja reduzindo o seu consumo, ou seja questionando o governo e suas medidas unilaterais.


Referências:

BRASIL ESCOLA. Geografia. Os Recursos naturais. Eduardo Freitas. Disponível em:< http://www.brasilescola.com/geografia/os-recursos-naturais.htm>. Acesso em: 11 de jan. 2013.

INFOPÉDIA. Ciências Naturais e exatas. Recursos renováveis. Disponível em:<http://www.infopedia.pt/$recursos-renovaveis>. Acesso em: 11 de jan. 2013.

TERRA. Notícias. Crise Energética. Disponível em:<http://www.terra.com.br/noticias/energia/crise/brasil.htm>. Acesso em: 11 de jan. 2013.


Elisa Araujo Camelo.

4 comentários:

  1. Teu texto está muito bem escrito, e a discussão está bem encadeada; no entanto, penso que se você tivesse trazido mais alguns dados para o debate, tuas afirmações poderiam ter ficado mais fortes, porque haveria uma conexão mais direta entre o dado e a problematização da realidade.
    Mais um cuidado que precisamos ter: você afirma que a matriz energética provém em mais de 70% de hidroelétricas. Isso está correto se considerarmos apenas a matriz de "produção de energia elétrica". Se considerarmos a matriz energética toda (incluindo tudo aquilo que produz energia em todas as suas manifestações, não apenas a elétrica), a participação hidroelétrica cai para pouco mais de 14%, já que o uso de combustíveis fósseis aparece aí com muita força. É apenas uma questão conceitual, mas precisamos abrir o olho para não nos enrolarmos nos conceitos.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir