22 de jan. de 2013

"Diamantes" nas profundezas do mar

Dizer que o Brasil é um país rico em recursos minerais, talvez, não venha calhar como uma grande novidade.  Para se ter uma ideia, 8% das reservas de ferro do mundo, encontram-se no Brasil, sendo o ferro, então, o principal minério explorado no nosso país. Além do ferro, podem ser encontrados no Brasil outros minerais, tais como: bauxita, cobre, cromo, ouro, estanho, zinco, níquel, etc. Pelo fato do Brasil ser um país com formação rochosa bem antiga, o país acabou se beneficiando por uma riqueza de minerais.

Grande parte desses minerais podem ser encontrados no Quadrilátero Ferroso, em Minas Gerais, e na Província Mineral de Carajás, no estado do Pará. Duas das grandes jazidas minerais do planeta. Lá são encontrados diversos tipos de minérios, como por exemplo o ferro, em grande quantidade, ouro, prata, níquel, entre outros.    
  Mas, há um elemento que ganha espaço a cada dia, em se tratando de exploração: o petróleo. Eis que muitos olhares do mundo estão voltados para o Brasil. Pois, o país se consolida aos poucos, como um dos maiores produtores deste fóssil líquido.   
Foi descoberto no Brasil, a chamada camada pré-sal, que é o nome dado às reservas de petróleo que se localizam abaixo da camada de sal, em uma profundidade de 5 a 7 mil quilômetros abaixo do nível do mar.  Essa camada tem aproximadamente 800 quilômetros de extensão, por 200 quilômetros de largura, e vai do litoral de Santa Catarina, ao litoral do Espírito Santo. Já existia uma discussão sobre a possível existência dessa camada desde a década de 70, quando geólogos da Petrobras já desconfiavam dessa existência, porém, não possuíam tecnologia suficiente para realizar pesquisas mais avançadas. Muitos campos e poços de petróleo já foram descobertos na camada pré-sal, e estão entre eles: o Tupi, Guará, Bem-te-vi Carioca,. Júpiter e Lara.                                        
Os números que envolvem a chamada camada pré-sal impressionam. Tanto em termos de custo para exploração, como o que será extraído de lucro através dessas perfurações. Na figura, é possível ter ideia do quão caro e grandioso é o projeto da Petrobras..         


O que se discute em maior importância é o destino do dinheiro arrecado através dessas explorações. Se descobre mais uma grande pedra preciosa num país repleto de “joias” naturais. Assim como boa parte das explorações de recursos naturais que ocorrem neste país, a exploração do pré-sal parece ter destino certo e concentrado nas mãos de poucos. Poderia ser aberto um mar de possibilidades de investimentos desse dinheiro, e o governo até fala nisso, dando a entender que esse capital irá ser investido na saúde e educação, duas das principais fragilidades encontradas no nosso país. É um pouco arriscado sonhar, visto que, o Brasil que tanto ganha espaço no cenário mundial através de suas produções, já deu provas concretas de que muito pouco o seu povo pode se beneficiar disso. Muito pouco, ou nada. Ser competitivo no mercado mundial é a prioridade, crescer a economia é fundamental, ser bem visto é melhor ainda. Ideias de um governo, trazidas de outros governos e que perduram e perdurarão. É uma pena. Enquanto isso, a desigualdade segue sendo má vista e cada vez mais real. A saúde é frágil, a educação padece. A descoberta desses “diamantes” nas profundezas do mar é grandiosa. Falta boa intenção. Sempre faltou.




Postado por: Vinícius Rodrigues de Oliveira


Referências:

Infoescola Geografia. RECURSOS MINERAIS DO BRASIL. Disponível em: <http://www.infoescola.com/geografia/recursos-minerais-do-brasil/>. Acesso em: 21 de jan. de 2013.

Isto é Dinheiro. PRÉ-SAL, REALIDADE E FUTURO DA ENERGIA BRASILEIRA. Disponível em: <http://www.istoedinheiro.com.br/noticias/105239_PRESAL+REALIDADE+E+FUTURO+DA+ENERGIA+BRASILEIRA>. Acesso em: 21 de jan. de 2013.

Brasil Escola. PRÉ-SAL. Disponível em: <http://www.brasilescola.com/brasil/presal.htm>. Acesso em: 21 de jan. de 2013.

   

Um comentário:

  1. Postagem legal, mas perdeu a oportunidade de problematizar um pouco mais os números que a figura trás.

    ResponderExcluir