6 de jan. de 2013

RESIDUOS SÓLIDOS: OS GRANDES CAUSADORES DE PROBLEMAS

Fonte: Google Imagens 
A partir da Revolução Industrial as fabricas começaram a produzir objetos de consumo em grande escala, produzindo grande quantidade de descartáveis bem como utensílios e equipamentos que eram substituídos com frequência, acompanhando as tendências, gerando assim a diminuição das áreas disponíveis para a implementação de aterros, a falta de estrutura e a deficiência na gestão dos resíduos fez com que surgissem os lixões a céu aberto, poluindo o meio ambiente e afetando a saúde e a qualidade de vida das pessoas.    
No Brasil, os serviços que envolvem os resíduos domiciliares são de responsabilidade dos municípios, estes muitas vezes não possuem recursos suficientes nem políticas consistentes para o gerenciamento correto desses resíduos. A ausência de uma política de gestão ambiental, bem como a falta praticas adequadas de gerenciamento de resíduos sólidos tem afetado a maioria dos municípios brasileiros. E então, de quem é a culpa de estarmos vivendo este caos do lixo?
Um marco histórico para a gestão ambiental no Brasil foi a lei 12.305/2010, que instituiu a Política Nacional dos Resíduos Sólidos – PNRS, esta lei foi regulamentada pelo decreto 7.404, que entre outras medidas, institui o Comitê Interministerial da Política Nacional de Resíduos Sólidos,  e  este Comitê tendo a finalidade de apoiar a estruturação e implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, por meio da articulação dos órgãos e entidades governamentais, de modo a possibilitar o cumprimento das determinações e das metas previstas na Lei nº 12.305 e no próprio Decreto.
Fonte: Google Imagens 
A lei 12.305/2010 trouxe inovações em várias questões relacionadas ao lixo uma delas é a ideia de logística reversa, que prevê que os fabricantes, vendedores entre outros membros responsáveis realizem o recolhimento de embalagens, pilhas, eletrônicos, bem como de produtos usados ou descartados, com isso diminui-se a quantidade de lixo toxico em locais inadequados. A ideia de logística foi um tiro certeiro, que ainda está em fase de germinação, mas os resultados já são significativos, cabe agora ver se as empresas recolhedoras bem como os órgãos responsáveis estão dando o destino certo a estes resíduos.
No entanto, penso que o Brasil ainda tem muito a evoluir na questão de resíduos sólidos, ainda existe um numero imenso de lixões a céu aberto, bem como de pessoas que não dão o destino correto aos seu detritos, acredito que jê existe um avanço na conscientização das pessoas  no que diz respeito a embalagens biodegradáveis e também as embalagens retornáveis, mas é preciso mais, é necessário que haja uma integração entre os sistemas, criar campanhas que visam a separação do lixo por exemplo são válidas, mas de que adianta separar o lixo se quando chega o caminhão é tudo misturado e despejado a céu aberto?
Fonte: Google Imagens
            É preciso ir mais além é preciso mais do que uma mudança de habito das pessoas é necessário que ocorra uma reformulação no sistema, a tarefa da destinação do lixo não deve ser dada apenas aos órgãos municipais, é preciso um modelo de gestão ambiental que incorpore controle e resolva todos os problemas ambientais, e para isso é necessário que haja investimentos de políticas nacionais uma vez que os órgãos municipais não possuem capital para resolver tais ações, e, é preciso harmonizar com urgência tal problema para que possamos ter ecossistemas mais protegidos e um futuro garantido e mais próspero.


Referências:

Konrad, Odorico., Calderan, Thanabi Bellenzier. A preservação ambiental na visão da política nacional dos resíduos sólidos. Disponível em: <http://www.ambitojuridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=9750>. Acesso: 06 jan. 2013.

REVISTA ÉPOCA. Sociedade. O que é o Plano Nacional de Resíduos Sólidos. Disponível em:< http://revistaepoca.globo.com/Sociedade/o-caminho-do-lixo/noticia/2012/01/o-que-e-o-plano-nacional-de-residuos-solidos.html/>. Acesso em: 06 jan. 2013.

Política Nacional de Resíduos Sólidos. Agora é lei – Novos desafios para poder público, empresas, catadores e população. Disponível em: <http://www.cempre.org.br/download/pnrs_002.pdf>. Acesso: 06 jan. 2013.

Guia Prático para Minimização e Gerenciamento de Resíduos Sólidos. Política Nacional de Resíduos Sólidos no Brasil. Disponível em: http://www.ifsc.usp.br/qualidade/images/stories/guia_usp_recicla_digital.pdf>. Acesso em: 06 jan. 2013. 


Postado por: Jacson Dreyer Schumacher



Um comentário:

  1. Tua análise está muito interessante mas, infelizmente, tua postagem está comprometida pela cópia de parte de texto de Konrad et al, que você não deu o devido crédito. Não adianta substituir algumas palavras ou suprimir pedaços de frase; ainda assim continua a ser considerado plágio, já que a estrutura do texto original está mantida. Não tente criar a partir do outro. Parta da folha em branco, escrevendo com tuas palavras e com base nas reflexões que você fez ao ler o outro!

    ResponderExcluir