13 de jan. de 2013

Presente/Futuro em Crise


Frequentemente somos informados pelas mídias que o Brasil é um país com grande potencial energético, em nosso território existem diversas jazidas de petróleo, bem como minas de carvão e também outras fontes geradoras de energia como usinas hidrelétricas e termelétricas. Mas o que está em alta no mercado, é o petróleo que é a fonte de energia mais utilizada no mundo, seu crescente consumo é marcado após a Segunda Revolução Industrial e atualmente é quase impossível sobreviver sem petróleo, visto que o mesmo está presente em derivados como gasolina, plástico, roupas entre outros exemplos. Porém é uma fonte de energia não renovável e então se é praticamente impossível atualmente viver sem, por que não fazemos uso desta fonte e de seus derivados de um modo consciente?
Fonte: Google Imagens
Como foi relatado anteriormente, o consumo de energia cresceu significativamente após a Segunda Revolução industrial, após este acontecimento a ideia de lucro, e de consumo em grande escala tomou conta da sociedade da época e, convenhamos mantém-se até hoje, nesta fase da história também foi implantada a ideia de “dominar a natureza”, visando sempre à produção em grande escala e a retirada de matérias primas em busca de lucro.
A seguir, podemos acompanhar a reflexão de Carlos Walter Porto-Gonçalves no que diz respeito a extração de energia:
[...] “evitemos os males do antropocentrismo que dá todo destaque à descoberta científica do potencial de transformação da matéria inscrito no carvão e no petróleo e se esquece que o fato de sabermos, por meio da ciência, que os combustíveis fósseis têm potencial de transformação da matéria não faz com que a existência desses materiais seja fruto dessa descoberta científica. Nenhum cientista, assim como nenhuma sociedade, produz petróleo ou carvão, ou água, ou ferro, ou cobre, ou manganês ou qualquer outro minério. A natureza é quem os produz e é essa dimensão que vem sendo negada por um paradigma científico que emana do mito da dominação da natureza e seu antropocentrismo.”
Podemos concluir segundo Gonçalves, que as fontes de energia podem, e irão acabar a falta de conscientização sobre o uso racional pode ser um dos principais fatores que virão acarretar uma crise dos recursos naturais com potencial energético.
No sistema atual, a economia tem uma relação de dependência com a energia, visto que sem energia não tem produção sem produção obviamente não tem lucro, devido ao consumo excessivo, acredito que estamos vivendo uma crise energética que não afeta apenas o Brasil, se as fontes de energias terminarem aqui, nos outros países um hora ao outra  elas também acabarão e, é preciso mais do que apenas relatas estes fatos, é preciso que se invista mais em pesquisas, projetos e trabalhos que através da ciência descubram novas fontes de energia que possam ser renováveis.
Fonte: Google Imagens

Penso que desde o principio, desde o inicio dos avanços tecnológicos já se criou uma relação de dependência muito grande em relação principalmente ao petróleo, vários estudos já comprovam, por exemplo: que a água do mundo não irá acabar, a água potável sim, esta pode então diminuir ainda mais, se tivermos água também nas próximas gerações, a energia elétrica já estará garantida, pelas hidrelétricas e também pelas recentes descobertas em relação à energia solar e a energia eólica, porém, para substituir o petróleo ainda não foram realizadas descobertas, e mesmo assim ainda é pouca a preocupação em relação a sua preservação. Acredito então que se falhou em relação às pesquisas e projetos, e ainda está se falhando, é preciso investir pesado nas próximas décadas, para que os nossos sucessores possam ter o mesmo conforto que nós tivemos graças ao petróleo, além, é claro uma mudança radical de comportamento.

Referências:

Acesso em 12 jan. de 2013.
Crise energética. Disponível em: <http://poupa-dinheiro-salva-planeta.webnode.pt/a-economia/crise-energetica/>  Acesso em: 12 jan. de 2013.


Postado por: Jacson Dreyer Schumacher


Um comentário:

  1. Jacson, tua postagem está excelente, mas eu gostaria que você refletisse a partir da seguinte perspectiva: quando o carlos walter diz que a ciência inventa uma maneira de transformar a natureza, mas não pode produzi-la, ele está querendo dizer concretamente que a ciência não é o caminho (ao menos não o principal)para nos levar a um futuro mais sustentável. Ou seja, o que precisa ser corrigido para o futuro é exatamente essa lógica acelerada da busca do lucro que colocou a ciência a favor do capital, criando conforto e "desenvolvimento" com base no uso das "reservas" de recursos de todas as próximas gerações, o que nos tirou qualquer possibilidade de futuro com um mínimo de sustentabilidade. Isso significa, que a tua frase final ("investir pesado nas próximas décadas, para que os nossos sucessores possam ter o mesmo conforto que nós tivemos graças ao petróleo"), é tão viável quanto fazer um omelete sem precisar quebrar os ovos!

    ResponderExcluir