21 de jan. de 2013

O Extrativismo mineral no Brasil e as incertezas do Pré – Sal ;



                               O Extrativismo mineral no Brasil e as incertezas do Pré – Sal;


     Como sabemos o Brasil é muito rico em recursos minerais, além de uma grande diversidade de minerais explorados no país, o Brasil possui uma das maiores reservas minerais do mundo. Nesta postagem vamos analisar o processo de extração mineral no Brasil e também e a camada do Pré – Sal, sendo de fundamental importância para o desenvolvimento econômico e social do nosso país.
       A exploração mineral se tornou mais evidente a partir da Primeira Revolução Industrial (final do século XVIII, início do século XIX), quando a produção em massa intensificou a extração de minérios para abastecer a crescente indústria. Com o crescimento populacional mundial houve a necessidade de retirar da natureza um volume cada vez maior desse tipo de recurso. Minérios, como o carvão e o petróleo, são utilizados como recursos energéticos e matéria-prima. Atualmente é impossível imaginar que a sociedade deixe de explorar os minérios existes ao longo da superfície  terrestre, uma vez que são fundamentais para o desenvolvimento econômico e industrial.
      A extração de recursos da natureza é uma atividade muito antiga, baseada na necessidade de sobrevivência do homem e no desenvolvimento da sociedade. A presença de recursos minerais em uma determinada área está associada ao longo histórico geológico da terra. Normalmente os minerais encontram-se agregados a rochas, contudo em alguns casos aparecem em concentrações maiores, possibilitando com isso sua melhor exploração no nível econômico.
     No Brasil, a extração de pedras preciosas ou semipreciosas é desenvolvida por uma atividade denominada de garimpo, nela são obtidos ouro, diamante, esmeralda, cassiterita e etc. A garimpagem geralmente é executada de forma tradicional nas margens de rios, em locais que recebem grande volume de sedimentação e em planícies fluviais, principalmente nas Bacias hidrográficas do Amazonas e do Paraguai.
Figura 1: Mapa dos Principais Minerais da extração no Brasil



.  Fonte: Google Imagens
      O garimpo mecanizado produz profundos impactos nos ambientes fluviais, destruindo as margens dos rios e modificando profundamente a paisagem. Sem contar que contamina as águas com aplicação de mercúrio e outros detritos; o prejuízo ambiental é muito elevado, pois os rios são assoreados, a fauna é contaminada, a cobertura vegetal é retirada e compromete a saúde do homem.
      Os danos gerados nas áreas onde são desenvolvidas a mineração ou garimpagem são irreversíveis. Diante desses fatos percebemos que a lucratividade oriunda da extração mineral fica nas mãos de uma minoria e os prejuízos ambientais para toda a população atual e também futura.

Curiosidade do Brasil:

  • O Brasil é o sexto produtor mundial de cimento. Os maiores produtores no Brasil são o Estado de Minas Gerais (maior produtor nacional com 22,8 % do total), seguido de São Paulo (19,7%).
  •     Temos a segunda maior reserva de caulim do mundo (usado em setores industriais como o do papel e refratários). A produção ocorre no Amapá, Pará, São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul; 
  •     Produzimos diamante em áreas aluviais em Rondônia, em áreas indígenas;
  •     A produção de enxofre está crescendo no Brasil, mas as importações também têm se elevado. É uma matéria-prima muito utilizada na agricultura;

Em relação as expectativa do Brasil em relação à exploração das reservas de petróleo e outros minerais nas camadas do pré-sal, devemos ficar atentos e também apreensivos devido às incertezas futuras ao desenvolvimento econômico do Brasil, que parece que todas as esperanças em um desenvolvimento estão nesta região, sendo freqüentes brigas políticas e territoriais visando aos estados explorados desta riqueza natural.  Embora hoje a discussão sobre a divisão da receita proporcionada pelo pré-sal constitua o assunto que mais preocupa as autoridades políticas, ninguém sabe exatamente o real tamanho das jazidas e o quanto custará efetivamente o processo de exploração.
    De qualquer modo, o que se sabe é que o potencial do pré-sal é grande. A qualidade do óleo é boa, o que facilita a sua extração, e ainda que não seja possível estimar exatamente a sua quantidade, sabe-se que há o bastante para o país se tornar não só auto-suficiente, mas um importante exportador de petróleo e gás. Acontece que as explorações sequer começaram e muitos já questionam os altos investimentos anunciados pelo governo. Na visão de alguns, é um retrocesso aplicar tanto dinheiro em uma fonte de energia finita e altamente poluente.
Fonte: Google Imagens

      Nesta postagem sobre o extrativismo mineral brasileiro e as reservas do pré-sal, podemos concluir que a extração sendo ela mineral, vegetal e animal é de fundamental importância para o desenvolvimento tanto econômico, social e cultural para qualquer país não seria diferente no Brasil. Mas o ponto primordial para prática nestas atividades em relação à preocupação da preservação dos recursos naturais não serem atingidos é o formas e técnicas que são utilizadas neste processo que muitas vezes são realizadas de forma errônea, assim causando danos permanentes na região. 


Postagem Daniel Hollweg Salamoni

Referências Bibliográficas:

Um comentário: