15 de jan. de 2013

O valor do nosso amanhã



Nós humanos cada vez mais estamos esgotando os recursos naturais do planeta sujeitando a terra ao seu limite. Obtemos muitos recursos renováveis, mas muitos não são. Por sermos seres dependentes diretamente da natureza deveríamos reconhecer que está na hora de agir. Podemos ver diariamente noticias sobre acontecimentos que estão diretamente ligados a esta discussão  como o exemplo da crise energética e apagões, por isso já vários países buscam energias alternativas para poder suprir e evitar esses tipos de acontecimentos.Podemos ver algumas alternativas na figura.

google imagens.
Segundo o texto do site Portal São Francisco: 'A demanda mundial por energia irá quase dobrar até 2030. Entre o final da II Guerra e 1973, os países capitalistas tiveram uma expansão sem precedentes na História. Uma das causas do formidável desempenho econômico nesse período, que o historiador inglês Eric Hobsbawm chamou de Era de Ouro, foi a fartura e o baixo preço da energia.
Esse tempo acabou. As maiores economias do mundo vivem com a corda no pescoço porque são grandes importadoras de combustíveis, como carvão e gás para gerar eletricidade e petróleo para o setor de transportes.'
Interessante:
google imagens.
A busca por essas alternativas é a solução, pois a situação é preocupante, por isso precisamos de uma grande transformação imediata para garantimos o 'nosso amanhã'!!!
No video There's No Tomorrow "NÃO HÁ AMANHÃ" é um documentário animado de 30 minutos sobre o esgotamento de recursos, energia e crescimento. Inspirado nos desenhos animados pró-capitalistas dos anos 40, o filme faz uma sintese dos dilemas energéticos que o mundo enfrenta hoje." (youtube)

 
Postado por Lucélen Popoaski
 
Referências:

Gerobal Guimarães. Portal São Francisco. Disponivel em:<http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/crise-de-energia/crise-de-energia.php> Acesso em 15 jan. 2013.

Curso de Bacharelado de Gestão e Análise Ambiental. Disponivel em: <http://www.gestaoambiental.ufscar.br/o-curso/apresentacao> Acesso em 15 jan. 2013.


Um comentário:

  1. Postagem interessante, vídeo excelente, mas parece que fica faltando alguma coisa no argumento do texto. Para a quantidade de informações disponíveis, especialmente no vídeo, o teu texto está um pouco "tímido" demais. Poderia ter desenvolvido melhor a idéia central.
    Haverá um pequeno desconto no item "recursos" pelo atraso na postagem!

    ResponderExcluir