14 de jan. de 2013

Dependência x Consciência


A produção de energia é um processo extremamente caro, o que acarreta uma cobrança igualmente onerosa. Essa produção gera impactos ambientais gigantescos. No Brasil, predominam as usinas hidrelétricas como fontes de produção de energia, além das termoelétricas e nucleares, ambas bem menos expressivas. 
O Brasil é conhecido por ser um país com grande potencial energético, o que atrai olhares do mundo inteiro, já que muitos países não detêm um potencial tão grande. Além disso, os recursos naturais nesses países dão seus (reais) sinais de esgotamento. Diante disso, são cogitadas hipóteses de se produzir energia solar e eólica, duas fontes bem menos impactantes ao meio ambiente. Porém, ambas são excessivamente caras.
Há, no entanto, um interesse de especulação econômica de se manter o consumo excessivo de energia, visando apenas a obtenção do lucro, formando, assim, um ciclo vicioso. Tornamo-nos cada vez mais dependentes da energia elétrica. A cada dia, nos são oferecidos diferentes produtos, todos com diferentes e novas funções. Todos igualmente dependentes de energia elétrica para seu funcionamento. Tem sido cada vez mais recorrentes os incidentes de apagões no Brasil, devido ao excesso de consumo, gerando panes na produção e distribuição de energia elétrica.
 Abre-se a possibilidade de se pensar em quão estratégicos esses apagões podem parecer, afinal, a contestável construção da Belo Monte, no Pará, corresponde a uma conjuntura entre governo e mídia hegemônica, que se unem para forçar um entendimento de que se faz necessária a construção de tal usina, para dar conta da demanda no consumo de energia e evitar novos apagões. 
É preciso esclarecer que a construção de novas usinas hidrelétricas provocam impactos ambientais irreversíveis. Não é essa a saída desejada. Somos uma nação privilegiada quando se diz respeito a recursos naturais, e porque não usufruir de tais recursos de uma maneira mais sustentável e responsável? Sabemos que somos dependentes de tais recursos, e que, usados com consciência, podemos viver em um equilíbrio na interação entre homem e natureza. 
Foge-se de toda e qualquer interação saudável. Ambos, homem e natureza, sabem prejudicados. A verdade é que nos tornamos reféns de um sistema econômico despreocupado com as questões socioambientais. À nossa maneira, também somos responsáveis por essa situação, afinal, o que nos impede de um consumo responsável? A energia elétrica é indispensável para o modelo de sociedade em que vivemos. É utopia nos imaginarmos sem ela. Faz-se necessário, além de uma busca por desenvolvimento de fontes de energia renováveis e menos poluentes, que seu consumo seja realizado de maneira responsável. 

Postado por: Vinícius Rodrigues de Oliveira

Referências:

G1 - Ciência e Saúde. Entenda como a geração de energia elétrica afeta o meio ambiente. Disponível em: <http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2011/03/entenda-como-geracao-de-energia-eletrica-afeta-o-meio-ambiente.html>. Acesso em: 14 de jan. 2013.

UFSC - Energia elétrica e meio ambiente. Disponível em: <http://www.ced.ufsc.br/emt/trabalhos/historiadaeletricidade/ENERGIA%20ELETRICA%20E%20MEIO%20AMBIENTE.htm>. Acesso em: 14 de jan. 2013. 

Um comentário:

  1. Teu argumento está excelente, mas acho que faltou um pouco de pesquisa para trazer alguns dados que pudessem dar suporte à discussão.

    ResponderExcluir