22 de jan. de 2013

UMA NOVA FRONTEIRA NA COSTA BRASILEIRA

Acidente no Golfo Fonte: googleimagens.com

A um tesouro submerso na costa brasileira. A descoberta do pré sal, é considerada um dos grandes acontecimentos na indústria mundial do petróleo. Um Iraque no nosso litoral. Mas extrair essa riqueza das profundezas é um desafio para poucos, com grandes riscos e desafiando o conhecimento humano. A conquista dessa nova fronteira trás também uma grande ameaça. Se aconteceu o derramamento de petróleo no Golfo do México pode acontecer em qualquer lugar do mundo. Com tantos riscos vale a pena explorar essa nova fronteira?
Localização Pré Sal Fonte: googleimagens.com
O Petróleo encontrado na litoral brasileiro pode inaugurar uma nova era de prosperidade, com os recursos arrecadados o Brasil poderá investir em portos, aeroportos e bem mais em saúde , educação enfim, mas apesar de todos esses recursos, o pré sal trás também um grave perigo, a desindustrialização do Brasil. Com  a valorização  e exploração do gás, trará um incremento  de renda bem significativo e uma consequente apreciação cambial para o país e que acarretará numa desigual concorrência e uma valorização desigual das industrias e consequentemente um índice de desemprego segundo o economista Eduardo Neto. O Brasil precisa ter controle sobre essa riqueza que a Petrobrás descobriu, a sociedade precisa ter controle porque entraremos em novo marco de desenvolvimento econômico-social, sendo isso que aponta a criação do Fundo Social, que é para permitir que o Brasil não se transforme em ilhas de prosperidade com arquipélagos de miséria. Além de todo o caos que a exploração do pré sal pode vir a causar na economia brasileira, temos que pensar também na questão ambiental. E se um acidente como o ocorrido no Golfo do México com um plataforma de petróleo venha a ocorrer no nosso litoral, a distância da costa é grande, e por isso dificultaria a chegada de ajuda, o derramamento de óleo acabaria com todo o sistema marinho da área.
Ave atingida por derramamento de petróleo no golfo do México
No Brasil, grande parte das operadoras adota procedimentos que superam a legislação em vigor, há pessoal capacitado a atuar neste tipo de incidente e existem muitos equipamentos, mas nem tudo é perfeito. Falta a aprovação do nosso Plano Nacional de Contingências (PNC), que tem como função organizar e facilitar as coisas num evento como esse, estando aliado a um fundo que garanta o pagamento a todos os impactados pelo incidente, como ocorre, por exemplo, nos EUA. No Brasil e no resto do mundo, quando o poluidor é rico ou possui um seguro que garanta os pagamentos, todos se mobilizam para socorrê-lo. Porém, quando é um navio cujo casco, a carga, ou os bens do armador não são suficientes para cobrir as despesas, é natural que a pró-atividade das empresas especializadas se disperse.
De qualquer forma, o dever de casa já foi feito e o PNC está tramitando entre ministérios há alguns anos, com pouca atenção por parte de quem o analisa. Cabe a todos esperar que não haja um incidente de grande porte no Brasil para que este assunto entre definitivamente na pauta das nossas autoridades. No caso de incidentes como o do Golfo quem paga a conta é a empresa que provocou o acidente. É a regra do poluidor pagador. No Golfo é a Base Politica que está pagando a conta de todos os prejuízos provocados pelo acidente. E se fosse aqui no Brasil, será que a banda tocaria da mesma forma?
Novas fontes de energia Fonte:googleimagens
O que Brasil precisa pensar bem é não pretender se tornar um grande exportador de petróleo como uma nova Arábia Saudita que ele não é, e sim saber fazer a transição usando o petróleo para gerar recursos para que se desenvolvam as outras tecnologias que irão substitui-lo.




Referências:

SCIELO. Artigo. Estudos avançados. Antes do pré-sal: emissões de gases de efeito estufa do setor de petróleo e gás no Brasil. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-40142012000100014&script=sci_arttext>. Acesso em: 21 de jan. 2013.

Blog Biologia Virtual. Impactos Ambientais Provocados pela Exploração Mineral. Disponível em: < http://sitebiologico.blogspot.com.br/2007/11/impactos-ambientais-provocados-pela.html>. Acesso: 21 jan. 2013.

postado por: Jonas Gomes Machado


Um comentário:

  1. A postagem poderia ser considerada excelente se ela fosse exclusivamente tua. Infelizmente, e apesar da s várias oportunidades em que te adverti sobre isso, você continua "tomando emprestadas" frases que não são tuas, sem dar o devido crédito. Não reduzirei a nota pelo atraso, já que você usou apenas 12 minutos do dia 22, mas o farei pelos plágios que encontrei!

    ResponderExcluir