29 de jan. de 2013

EIA RIMA para que(m) ?


EIA/RIMA, ou melhor, falando Estudo de Impacto ambiental e Relatório Impacto no Meio Ambiente. Para melhor falarmos sobre este assunto precisamos ter em consciência que cada uma das palavras tem significados distintos, por exemplo:
EIA: Trata-se de documentos realizado por vários especialistas de diversas áreas, onde abordam dados técnicos com muitos detalhes, nesses documentos são avaliadas as conseqüências sofridas ao meio ambiente, decorrida por algum projeto que podemos dizer que foi mal executado, o que causa danos ao meio ambiente. Este documento é de suma importância devido à forma que nele se encontraram identificada determinados projetos, e avaliados os danos que causaram ao meio. No Brasil foi instituído esta lei no ano de 1986 através do CONAMA, no qual tinha como base a
identificação e avaliação sistemática dos impactos ambientais gerados nas fases de implantação e operação da atividade; definição dos limites da área geográfica a ser direta ou indiretamente afetada, considerando a bacia hidrográfica na qual se localiza e os eventuais planos e/ou os programas governamentais propostos e em implantação na área de influência do projeto, analisando a compatibilidade entre os dois.
RIMA: Este já se refere ao relatório de impacto ao meio ambiente,  
é o relatório que reflete todas as conclusões apresentadas no EIA. Deve ser elaborado de forma objetiva e possível de se compreender, ilustrado por mapas, quadros, gráficos, enfim, por todos os recursos de comunicação visual. Podendo acontecer a melhoria nessa execução, ou até mesmo impedindo a execução de tal projeto  até que haja caminhos que não agridam diretamente o meio ambiente.  Podemos então dizer que ambos EIA/RIMA são organizações formados por geógrafos, biólogos, engenheiros florestais entre outros que buscam minimizar através de estudos de futuros projetos os impactos que os mesmos causaram a nossa comunidade.
Os impactos ambientais tratam da alteração no meio ou em algum de seus componentes pela ação ou atividades, sendo elas positivas ou negativas. Podemos citar vários tipos de futuros projetos já apresentados aos nossos governantes que vem tendo muita repercussão na mídia, é a famosa hidrelétrica de Belo monte. Esta Hidrelétrica já começa a ser vista como uma destruidora de paisagens e destruidora de lares, isto se da pelo motivo da construção de uma barragem principal, está que inundará o sitio Pimentel o qual forma o reservatório do Xingu. A partir disso deixo uma pergunta, os órgãos responsáveis por esta análise da construção da barragem nessa região estão cientes sobre a radical mudança na paisagem e deslocação de famílias indígenas? Esta é apenas um dos impactos que vai acontecer se está hidrelétrica for mesmo construído, o que tudo indica que vai, mas não todo esse preço e toda essa destruição;
Podemos voltar a um tempo atrás e falar sobre o que pode acontecer com está região de Belo Monte, 7 quedas você já ouviu falar?
Não, então vamos discutir o que aconteceu nesta área. Salto Guaíra ou então Salto de 7 Quedas, era uma das maiores cachoeiras do mundo com cerca de 114 metros, localizado no rio Paraná entre o Brasil e o Paraguai, teve seu desaparecimento com a formação de um lago, o qual originou a usina hidrelétrica de Itaipu. Antes de sua construção 7 quedas, este local recebi visitas do mundo inteiro por chamar a atenção por sua paisagem e sua beleza.
Após a construção o que sobrou?  Bom, sobrou uma hidrelétrica para o povo Brasileiro, que mesmo com tudo isso, construções disso e daquilo ainda possui uma das maiores taxas de energia elétrica do mundo, porém agora, pelo o que vimos, nossa luz elétrica vai diminuir, pensando de certo ponto este é um bom começo de ano para os brasileiros, mas se pensarmos um pouco toda esta destruição de quedas, vilas indígenas e flora e fauna, valem a pena? Vale a pena acabar com pontos turísticos do Brasil para a construção de mais usinas enquanto todos ficam na esperança de pagarem mais barato sua luz?
Ah, este Brasil onde o povo se cala enquanto pontos históricos brasileiros, com belas paisagens estão sendo destruídos enquanto o Brasil não muda nada, só vemos injustiças e falsas noticias na televisão brasileira. Bem vindos as injustiças e destruições brasileiras. EIA RIMA cadê vocês?



Gabriel franco


Referências

http://www.fepam.rs.gov.br/central/pdfs/eiarimainstabril2002.pdf, acessado em 29 de jan de 2013. (Estudo de impacto ambiental)

http://www.mma.gov.br/port/conama/res/res86/res0186.html>. Acesso em: 28 jan. 2013. (Ministério do meio ambiente)


Um comentário:

  1. O argumento está excelente, Gabriel, mas o texto tem muito erro de concordância, que você resolveria facilmente se lesse novamente e com cuidado antes de publicar. Vamos a duas correções necessárias:
    - sobre o REIA, você disse que "nesses documentos são avaliadas as conseqüências sofridas ao meio ambiente, decorrida por algum projeto que podemos dizer que foi mal executado". Não é bem assim; o EIA é elaborado antes da obra ser feita, portanto, ele trabalha com a projeção dos impactos que poderão ser gerados caso a obra seja construída com as especificações pretendidas.
    - você diz que "EIA/RIMA são organizações formados por geógrafos, biólogos, engenheiros florestais entre outros". EIA-RIMA não são organizações, são instrumentos de gestão ambiental. Organizações são as empresas que elaboram os estudos (estas sim compostas de vários tipos de profissionais) ou as públicas, que avaliam o estudo e emitem o licenciamento!

    ResponderExcluir