21 de jan. de 2013

Ascensão


O Brasil está entra as nações com que possui grande concentração de recursos minerais. Além do Brasil estão incluídos nessa lista, Canadá, Austrália, Rússia, China e Estados Unidos.
Possuindo uma grande diversidade de minerais, mais de 55 diferentes até o atual momento, podendo destacar ferro, bauxita, cobre, cromo, ouro, estanho, níquel, manganês, zinco, potássio, entre outros. E dentre esses minerais, o mais extraído é o ferro, sua reserva no Brasil equivale 8% da reserva mundial.
Entre as maiores reservas minerais do mundo, podemos encontrar o Quadrilátero Ferrífero no estado de Minas Gerais. Desta jazida são retirado cerca de 40% do ouro e 60% de ferro nacional. “O Quadrilátero Ferrífero se estende por uma área aproximada de 7.000 km², na porção central do Estado de Minas Gerais, e representa uma região geologicamente importante do Pré-Cambriano brasileiro, devido a suas riquezas minerais, principalmente ouro, ferro e manganês.”.
Mas outro recurso mineral, e que atualmente tem grande destaque nacional é o petróleo brasileiro, devido a sua grande reserva localizada na região do Pré-Sal descoberta no ano de 2006.
Fonte: http://www.brasilescola.com/brasil/presal.htm
Fonte: revistaescola.abril.com.br
Sua localização é no litoral que vai de Santa Catarina até o Espírito Santo com cerca de 800km de comprimento e 200km de largura. Sua exploração ocorre em profundidades de 2.000 metros de água e cerca de 7.000 metros de sedimento.
Cálculos especulativos estimam quê a reserva tem potencial de 70 a 100 bilhões de barris de óleo (boe – é a soma do petróleo mais o gás natural). No ano de 2008 foram extraídos os primeiros barris de óleo da camada do Pré-Sal, no campo de Jubarte no Espírito Santo. De acordo com a Petrobras, “atualmente são extraídos cerca de 117 mil barris por dia de óleo no pré-sal das bacias de Santos e de Campos, ambas no litoral sudeste do Brasil.”.
Até no ano de 2018 a Petrobras pretende ter mapeado e coletados todas as informações em relação à camada do pré-sal, fase denominada “fase zero”. E entre os períodos de 2013 e 2016 pretende produzir cerca de 1 milhão de barris de óleo por dia, denominada fase “1a”. A fase “1b” é construída de aceleração do processo de inovação e incremento da produção. “As reservas conhecidas de petróleo da Petrobras atingiram 16 bilhões de boe em 2010. Com isso, a participação do Pré-sal na produção de petróleo passará dos atuais 2% para 18% em 2015 e para 40,5% em 2020, de acordo com o Plano de Negócios 2011-2015.”.
Sendo a Petrobras uma empresa estatal, esperasse que a renda econômica a ser desenvolvida, seja revertida também para o campo da educação, infraestrutura, saúde e outras áreas carentes no Brasil. Para a retirada dos recursos que o Pré-Sal proporciona, havia a necessidade de tecnologia e uma maior competência da comunidade cientifica. Um dos meios para vencer este desafio foi a partir da criação da UNESPETRO – um núcleo de estudos de carbonatos similares aos do Pré-Sal, ligado ao curso de Geologia da UNESP Rio Claro. Núcleo apoiado pela Petrobras, e juntamente com a parceria de outros cursos como a Geologia da Unicamp, UFF e UFRJ, e de Engenharia da Unicamp e UNEF, foi possível desenvolver pesquisas, tecnologias inerente ao Pré-Sal, uma valorização e melhor formação de novos alunos referente à área da geologia, geografia e engenharias.
Vídeo informativo, em relação ao Pré-sal.

O vídeo ressalta em seu final, que para o desenvolvimento futuro do Brasil, é necessária a independência energética e que através do Pré-Sal isso é, e será possível pelas próximas décadas. O Brasil se tornará autoindependente no petróleo e não apenas na sua forma bruta, mas também no combustível. Não podemos esquecer, que a cada dia o combustível está mais caro mesmo a gente aumentando nossa produção.
E ressaltando novamente, o Pré-Sal irá gerar uma renda econômica maior para o Brasil, e que esperasse sua distribuição de forma igualitária. Cobrindo os desfalques e carências que diversas áreas enfrentam, principalmente educação e saúde.

Nome: Gustavo Herrmann


Referências:

Brasil, Energia, Pré-sal. NOVAS RESERVAS. Disponível em: http://www.brasil.gov.br/sobre/economia/energia/pre-sal <acessado no dia 21 de Janeiro de 2013.

ESTRELLA, G, O. PRÉ-SAL: SUA IMPORTÂNCIA E OS DESAFIOS QUE SE APRESENTAM ÀS GEOCIÊNCIAS. Campinas, setembro 2011. Disponível em: http://www.ige.unicamp.br/terraedidatica/v7_1/pdf-v7_1/TD_7-1-editorial.pdf < acessado no dia 20 de Janeiro de 2013.

Infoescola Geografia. RECURSOS MINERAIS DO BRASIL. Disponível em: http://www.infoescola.com/geografia/recursos-minerais-do-brasil/ < acessado no dia 21 de Janeiro de 2013.  

Asminasgerais. O QUADRILÁTERO FERRÍFERO. Disponível em: http://www.asminasgerais.com.br/?item=ALBUM&codAlbum=119 < acessado dia 21 de Janeiro de 2013. 

Um comentário:

  1. Tua postagem está muito bem construída, mas teu argumento ainda carece de um pouco de criticidade. Por exemplo, quando você diz: "Sendo a Petrobras uma empresa estatal, esperasse que a renda econômica a ser desenvolvida, seja revertida também para o campo da educação, infraestrutura, saúde e outras áreas carentes no Brasil". Se você for fazer uma avaliação mais crítica do processo, você vai ver que há uma enorme ingenuidade nesta afirmação. É verdade que nós chamamos a PETROBRAS de uma empresa pública, mas isso apenas porque o governo brasileiro dispõe da maior parte das ações com direito a voto (57,6%); só que do ponto de vista do capital total da empresa, o governo brasileiro controla apenas 39,8% das ações. O restante, está na mão da iniciativa privada (nacional e estrangeira). Portanto, o governo manda mas não tem a chave do cofre. Neste caso, me diga você: quem será que dá as cartas na administração do lucro do pré-sal?

    ResponderExcluir