14 de jan. de 2013

crise energética e tantos recursos disponíveis?


      Hoje em dia falamos muito da crise energética, enquanto alguns defendem a construção de mais usinas hidrelétricas, outros falam que á crise energética é só uma desculpa para a população aceitar a construção de usinas hidrelétricas nas quais vem ultimamente sendo discutido principalmente a sua construção, que se localizam em áreas indígenas, áreas que envolvem grande perda de bioma, por exemplo, a usina de Belo Monte.
      Após a ultima crise energética ocorrida no ano de 2001, Rodolpho Tourinho ministro de minas e energia da época fala que em 2001 não havia um plano emergencial e não tinha geração térmica esses foram os principais motivos da crise naquela época. Já a crise que esta sendo discutido no momento é que deve ter maior financiamento privado e qualificação de mão de obra. Porem será mesmo que a solução seria o financiamento privado? Eu acho que nós brasileiros pagamos um imposto muito grande, pois temos recursos suficientes para gerar energia elétrica, porem pagamos pela eletricidade mais cara do mundo. E o que vai acontecer com a redução de 15% na energia elétrica aprovado em novembro pela presidenta Dilma Rousseff?
       Podemos perceber que apagões ocorrem constantemente porem a uma diminuição muito grande desde 2001 e isso se da pelo aumento de 14.000 waitts, e o problema maior é quando a falta de chuva sendo assim a diminuição de água no reservatório. Segue abaixo uma figura ilustrando os últimos apagões:                

                                                     Figura ilustrando os últimos apagões 
 Fonte: http://prosaeconomica.com/2011/03/25/energia-como-te-la/
                     A figura acima ilustra os últimos apagões que foram registrados nos últimos 13 anos, onde podemos perceber pelos números de pessoas afetadas que os apagões estão virando apaguinho, pois 1999 foram 76 milhões pessoas afetadas, já no ultimo apagão que contabilizou as pessoas afetadas foi o de 03, de fevereiro 2011 onde 33 milhões de pessoas afetadas.
              Sendo assim cada vez mais as pessoas estão sofrendo menos com os apagões e um fator importante é que devemos levar em conta é que as industrias estão crescendo muito no país, e geralmente são industrias multinacionais que vem para o país onde á incentivos fiscais, e isso acarreta para nós brasileiros pois cada vez mais pagamos impostos mais altos.
Fonte: http://www.tiberiogeo.com.br/paginas.php?pagina=crise_energetica_no_brasil 
          Devemos considerar que as opções de energia estão aumentando, com a descoberta do pré-sal faz com que temos petróleo por um bom tempo, porem devemos ficar de olho nas energias que não prejudica o meio ambiente como energia solar, e energia eólica. Ao lado segue o quadro de energias renováveis: 
        Assim podemos perceber o quanto o Brasil tem recursos para possuir uma energia elétrica sem sofrer apagões e sem construir usinas hidrelétricas que causam grandes impactos ambientais e sociais, que afetam grandes biodiversidades, e pessoas que residem próximos aos rios e que provavelmente ocupam dele sem causar danos a ele para seu sustento.
Divisão de matriz energética. 
http://klebercaverna.blogspot.com.br/2011/05/aula-energia-no-brasil.html
 Podemos perceber que petróleo apesar da diminuição de 1973 para os dias de hoje podemos perceber que continua sendo a principal fonte de energia, o carvão aumentou junto com o gás, combustíveis renováveis ficou na mesma, por isso devemos criticar a política do Brasil que continua apostando em energias que causam grandes impactos ambientais.
     E nós brasileiros não basta só criticar e sim fazer alguma coisa em casa, como as pessoas que tiver condições de instalar energia solar deverá fazer isso, pois no final sai mais barato, não deixa de ser um investimento.
 Referencias bibliográficas 
PEIXINHO, F,C. GESTÃO SUSTENTÁVEL DOS RECURSOS HÍDRICOS. Texto disponível em: http://www.cartacapital.com.br/economia/crise-energetica-de-hoje-nao-tem-a-ver-com-2001-diz-ex-ministro/ < acessado em 14 de janeiro de 2013. 

SILVA,I,O,R. A RELAÇÃO SOCIEDADE–NATUREZA E ALGUNS ASPECTOS SOBRE PLANEJAMENTO E GESTÃO AMBIENTAL NO BRASIL. Texto disponível em: http://www.explicatorium.com/CFQ8-Recursos-naturais.php < acessado em 14 de janeiro de 2013.

MACHADO,D. Crise energética de hoje não tem a ver com 2001, diz ex-ministro. Texto disponível em: http://www.cartacapital.com.br/economia/crise-energetica-de-hoje-nao-tem-a-ver-com-2001-diz-ex-ministro/  < acessado em 14 de janeiro de 2013. 
Postado por: Cleiton Luis Froelich 



Um comentário: