21 de jan. de 2013

Uso dos recursos minerais: desenvolvimento X meio ambiente


O Brasil é um país muito rico em recursos minerais, possui grande potencial e ampla diversidade de minerais, entre eles os energéticos. A distribuição dos minerais ocorreu de forma desigual no planeta, os processos geológicos, com formação geológica antiga, nos garantiram esse grande privilegio. Desde os tempos mais remotos, o extrativismo mineral sempre esteve presente, sendo de grande importância para a economia e crescimento econômico do país, porém causam muitos impactos no nosso meio ambiente, que são deixados de lado.
Assim como todos os demais recursos, as reservas petrolíferas também ocorreram de forma desigual. O petróleo sempre garantiu um grande impulso para a economia, com seu alto valor comercial sempre foi uma grande importância geopolítica para os países, até mesmo por ser um recurso com grande potencialidade de geração de energias. Garantindo os beneficiados com reservas, grandes possibilidades e poder de competição entre os países, com a sua exportação e derivados aumento da economia interna e salto para o comércio exterior.
Esses recursos foram transformados, pela sociedade capitalista, em essenciais para a vida e sobrevivência de todos, aumentando cada vez mais o consumo, estando em estado descontrolado e despreocupado com as agressões ambientais. Com esses recursos disponíveis, a nossa economia ganha muito com isso, em contra partida, a despreocupação com os recursos naturais faz com que o meio ambiente saia prejudicado. Não podemos deixar isso acontecer, a preservação ambiental deve estar presente em nossos pensamentos e objetivos.  
A nova descoberta, anunciada pelo governo brasileiro em 2007, é a exploração na camada pré-sal. Que é um assunto atual de grande polêmica na sociedade brasileira, sendo uma área muito grande, localizada entre o litoral de Santa Catarina e o litoral do Espírito Santo, essa camada contém reservatórios de petróleo e gás natural, considerados de boa qualidade, localizadas abaixo da camada de sal, em torno de sete mil metros abaixo do nível do mar. Já foram descobertos vários campos e poços de petróleo e gás natural.
Essa exploração pode aumentar, e muito, a produção de petróleo no país, que poderá se tornar uma nação muito produtora e exportadora de petróleo e derivados do mundo, porém isso deve ser somado as suas conseqüências, que em questões ambientais são enormes e nesse pensamento negativas. Quando é falado em exploração da camada pré-sal, ouvimos muito os benefícios e os prejuízos ambientais e consequências são deixadas de lado, não é dada a devida importância.
A relação de desenvolvimento econômico e meio ambiente sempre esteve presente nas sociedades, em grande maioria, em totalidade, trazendo pontos favoráveis para a questão econômica e desfavorável para o meio ambiente.
A expansão da produção de petróleo e gás natural, deve ser associada a um desenvolvimento sustentável. Porém essa é uma questão desafiadora, porque o nosso modelo pensa em extrair e não nas condições do meio ambiente, em degradar o mínimo possível. Esse recurso deve ser extraído sem trazer maiores problemas para a nossa ambiência, pensando com a sustentabilidade, suprindo as necessidades da geração atual sem comprometer as futuras, não esgotando esses recursos para o futuro. Isso só será possível, se todos adotarem um consumo responsável e consciente, a produção e consumo devem ser de forma responsável e limitada. Esse modelo de uso e extração mais sustentável deve ter o mínimo de degradação e o máximo de aproveitamento. Garantindo assim, melhorias para o nosso meio ambiente e ecossistemas mais equilibrados.   
Esse modelo de sustentabilidade deve ser debatido pelo governo, sociedade, setor privado e instituições, garantindo assim, um modelo correto, e que as mesmo tempo que vai gerar benefícios para a economia não degrade o meio ambiente. Para análise do desenvolvimento sustentável, deve ser analisado o consumo, produção, oferta de energia e fatores que geram pontos negativos na preservação do meio ambiente.
Se extrair muito rapidamente, com a necessidade de consumo que vivemos na atualidade, esse recurso poderá se esgotar em pouco tempo, além do país se tornar um grande exportador, pode provocar a desvalorização do produto, dificultando a exportação e favorecendo a importação. O recurso energético petróleo é uma fonte que poderá chegar a sua exaustão, até mesmo pelo alto consumismo.
O que está em grande debate na sociedade brasileira na questão do pré-sal é a apropriação e destinação da renda gerada com ele. Afinal que ganhara com esse excedente? Onde será investido? O lucro deste recurso deve ser investido em melhoras para toda a sociedade, com benefícios para todos, garantindo desenvolvimento socioeconômico e preservação ambiental.
O petróleo é fruto de descoberta e produção de um esforço nacional, portanto pertence a todos os brasileiros. O seu retorno deveria ser investido em políticas públicas para acabar com diferenças sociais e regionais, permitindo um país para todos, e não somente para beneficiar alguns, em serviços como educação, infra-estrutura, saúde e segurança publica. A questão de retornos econômicos gerados pelo pré-sal pode trazer valores muito altos, porém é preciso que a apropriação e distribuição sejam para objetivos mais abrangentes e em longo prazo, reduzindo a concentração nas mãos de poucos e trazendo inúmeros benefícios para toda a sociedade. Espero que o governo saiba utilizar essa descoberta em benefício de todo o povo brasileiro, e não só aumente o “bolso” de alguns.
Mesmo com grande capacidade técnica de exploração de petróleo, a Petrobrás terá grandes desafios, pois são reservas muito profundas, para isso, são necessários investimentos em ciência, tecnologia e inovações neste ramo, sendo investimentos muito grandes, implicando nas condições econômicas e sociais do nosso país, além dos impactos ambientais causados.

REFERÊNCIAS:

CARTA CAPITAL. Economia. A importância do Pré-Sal no desenvolvimento do Brasil. Disponível em:<http://www.cartacapital.com.br/economia/a-importancia-do-pre-sal-no-desenvolvimento-do-brasil/>. Acesso em: 20 de jan. 2013.

INFO ESCOLA. Geografia. Extrativismo Mineral no Brasil. Disponível em: <http://www.infoescola.com/geografia/extrativismo-mineral-no-brasil/>. Acesso em: 20 de jan. 2013.

SCIELO. Artigo. Estudos avançados. Antes do pré-sal: emissões de gases de efeito estufa do setor de petróleo e gás no Brasil. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-40142012000100014&script=sci_arttext>. Acesso em: 20 de jan. 2013.

INFO ESCOLA. Geografia. Petróleo na Camada Pré-Sal. Disponível em: <http://www.infoescola.com/geografia/petroleo-na-camada-pre-sal/>. Acesso em: 20 de jan. 2013.


Helena Maria Beling.

Um comentário:

  1. A postagem está legal, mas penso que para o tanto de texto que você usou, poderia haver um pouco mais de informação para dar sustentação às tuas idéias!

    ResponderExcluir