7 de jan. de 2013

Politica Nacional de Resíduos Sólidos - um bem para a população


   Cada dia que se passa nas cidades vê o lixo aumentando cada vez mais, onde nas ruas caminhamos e não tem lixeiras suficientes, e as lixeiras disponíveis na sua maioria das vezes não serve para separar o lixo, sendo plástico, papel, vidro e lixo orgânico sendo assim todo lixo é colocado na mesma lixeira, a separação do lixo que fizemos em casa também não a um funcionamento eficaz, pois é recolhido pelo mesmo caminhão de lixo.
   Outro problema que vemos crescer é relacionado com os lixões, onde é despejado o lixo final, pois eles estão á céu aberto, muitas vezes perto de vertentes, causando um grande desequilíbrio ao meio ambiente, também fazendo mal para a saúde da população que vive perto, e a dos catadores de lixo.
   Um dado importante a ser abordado, que seria segundo o IBGE no ano de 2009 o Brasil gerou cerca de 57 milhões de toneladas de lixo, o que seria um número muito alto e onde podemos ver o quanto anda acelerado o crescimento econômico do país, porem o problema é o destino final do lixo, vejam na tabela abaixo. 
                 Destino final dos resíduos sólidos, por unidades e destino dos resíduos  
 Disponível em: http://greenglossy.wordpress.com/2011/04/02/politica-nacional-dos-residuos-solidos-parte-ii-planos-de-gerenciamento-de-residuos-solidos/   
Podemos perceber que a parti de 1989 começa a diminuir o vazadouro a céu aberto, aumento do aterro controlado e o sanitário, porem devemos levar em conta que aumentou muito foi à geração de lixo e segundo o próprio IBGE 42% do lixo total de 2009 foram parar em lugar inadequados e impróprios o que seria o vazadouro a céu aberto.
Então após 20 anos de discussão, entre governos, órgãos responsável pelo meio ambiente, o congresso nacional e as universidades foram criado em 02 de agosto de 2010 a lei onde trata da política nacional dos resíduos sólidos, a qual se trata que os vazadouros a céu aberto até 2014 devem ser extintos, sendo o aterro sanitário a principal solução para o destino final do lixo.
Com essa lei criada vamos ter uma melhoria na qualidade de vida, e também haverá geração de mais empregos, pois a partir dessa lei os municípios deverão melhorar sua coleta, tendo empresas contratadas para o serviço, e essas por si vão acabar gerando empregos para coleta e a separação do lixo, sem contar que a reciclagem aumentara sua qualidade e quantidade.
Atualmente no Brasil há reciclagem em pequenas escalas é verdade porem de grande contribuição ao meio ambiente, abaixo segue o gráfico do quadro atual do Brasil no âmbito da reciclagem.
                                                                            Gráfico de reciclagem no Brasil (%)
Fonte: http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=9750
Sendo a assim o papel e o papelão são os que mais são reciclados no Brasil, após plástico, seguindo esse gráfico podemos perceber que está melhorando a situação, porem falta muitas cidades que façam esse serviço, pois não a catadores suficientes, nem pessoas que façam separação em casa e levam nos lugares especializados.
   A partir dai o Brasil toma passos importantes na sua gestão ambiental, porem precisa serem melhoradas inúmeras coisas ainda, como na questão de resíduos sólidos, deverá ter uma campanha onde conscientize as pessoas, e a melhor forma de isso ocorrer seria na educação ambiental, trabalhando com as crianças esses assuntos para que elas possam chegar a casa e cobrar de seus pais, deverá haver de nós uma adaptação e algumas mudanças de hábitos para que tenda as lixeiras colocar o lixo devido a cada lixeira.
                          Educação Ambiental 
Fonte: http://blogdosolidariedaids.blogspot.com.br/2011/04/coleta-seletiva-de-lixo.html









   Referencias Bibliográficas 
CEMPRE. Agora é lei. Novos desafios para o poder público, empresas, catadores e população. Texto disponível em: http://www.cempre.org.br/download/pnrs_002.pdf < acessado no dia 07 de janeiro de 2013.

MAGRI, C. & DAMIATI, D. ET al (org) Resíduos sólidos desafios e oportunidades.  São Paulo: Designing, 2012. Texto disponível em: http://www3.ethos.org.br/wp-content/uploads/2012/08/Publica%C3%A7%C3%A3o-Residuos-Solidos_Desafios-e-Oportunidades_Web_30Ago12.pdf < acessado no dia 07 de janeiro de 2013.

MMA. Plano Nacional de Resíduos Sólidos. Brasília, 2012. Texto disponível em:   http://www.mma.gov.br/port/conama/reuniao/dir1529/PNRS_consultaspublicas.pdf < acessado no dia 07 de janeiro de 2013.

LEME,P,S. MARTINS,J,L. & BRANDÂO,D. ET al (org). Guia pratico de minimização e gerenciamentos de resíduos. São Carlos: USP, 2012. Texto disponível em: http://www.bvsde.paho.org/bvsaidis/brasil21/vi-078.pdf < acessado no dia 07 de janeiro de 2013.

Postado por: Cleiton Luis Froelich  



Um comentário:

  1. Parabéns Cleiton ! Sua postagem trás algumas questões muito interessantes para reflexão. Só precisa, agora, ficar de olho na concordância do texto, pois isso acaba dificultando um pouco a leitura corrida e a compreensão.

    ResponderExcluir