18 de fev. de 2013

AGENDA 21 LOCAL INTEGRADA COM A AGENDA 21 ESCOLAR

AGENDA 21 LOCAL INTEGRADA COM A AGENDA 21 ESCOLAR
       A temática proposta nesta postagem é falarmos um pouco sobre a agenda 21 local, exaltando suas principais características e estratégias para o planejamento de um desenvolvimento sustentável local, exaltando a participação fundamental tanto ao governo como para a sociedade civil, outra temática abordada nesta postagem vai tratar sobre a agenda 21 escolar no ensino da geografia.
    Inicialmente falaremos sobre a agenda 21 local, é um instrumento de políticas públicas de envolvem tanto a sociedade civil quando o governo, através de um processo participativo de consulta para identificação dos principais problemas ambientais,sociais, políticos e econômicos locais, na construção de um debate com intuído de identificar, analisar e construir ações reais visando o desenvolvimento sustentável. Sendo a agenda 21 local um documento que serve de referência para diversos setores como para Planos Diretores e orçamento municipais, podendo também ser desenvolvida em distintos territórios por comunidade rurais, em bairros, áreas protegidas e também em bacias hidrográficas. Reforçando ações em setores importantes como escolas e empresas sendo muito bem sucedidas.
Fonte: Google Imagens
     Como principal desafio da agenda 21 local, consiste um planejamento compartilhado aonde tanto o governo sendo ele de acordo com sua territorialidade, (Municipal, Estadual e Federal), que são responsáveis pela criação de políticas públicas sustentáveis, orientadas para harmonizar desenvolvimento econômico, justiça social e equilíbrio ambiental. Já o papel da sociedade civil é fundamental no monitoramento da Agenda 21 Local, mantendo uma atuação ativa e crítica e também se aproximar da comunidade de forma que esta seja mais efetiva na cobrança pela implementação das ações identificadas pela Agenda Local e na realização de campanhas de conscientização. Assim, para que os objetivos da Agenda 21 Local sejam atingidos, existe um amplo processo que depende da sensibilização e do estágio de amadurecimento de cada comunidade na discussão dos temas públicos de forma participativa e também da força de vontade de nossos representantes.


     No segundo momento falaremos sobre a elaboração de agenda 21 escolar em diversas escolas brasileiras, sendo utilizando como atividade pedagógica no ensino das questões ligadas ao meio ambiente.
      A escola não é uma instituição isolada, mas um reflexo da comunidade em que está inserida. Por sua influência extrapolar os limites do espaço físico que ocupa, ela também funciona como instrumento de transformação e um ponto de partida para a construção de um futuro sustentável.
      E a Agenda 21 Escolar se apresenta como uma ferramenta muito útil para esse processo. A idéia é inspirada na Agenda 21 Global, um programa de compromissos e ações sustentáveis assinado durante a Rio 92, como ficou conhecida a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro. Na Agenda 21 estão definidos os compromissos que 179 países assumiram de construir um novo modelo de desenvolvimento. Desde 2002, o país tem a Agenda 21 Brasileira, feita com a participação de cerca de 40 mil pessoas.
Fonte: Google Imagens
   A Agenda 21 Escolar começou a ser praticada no Brasil em 2003, quando aconteceu a 1ª Conferência Nacional Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente, através da divulgação e incentivo do Ministério da Educação (MEC). Atualmente, são 5 mil escolas do ensino público no país com Agenda 21 Escolar de acordo com dados do MEC. Mas, uma pesquisa feita em 2006 apontou que 94% das escolas já têm algum tipo de atividade voltada para a educação ambiental.
     Como exemplo de implementação de agenda 21 escolar que está dando certo podemos identificar o caso da Agenda 21 escolar de Congonhas sendo uma referência de agenda no Brasil.
 

Fonte: http://agenda21figfoz.com/website/index.php?option=com_content&view=article&id=11&Itemid=18
   O município de Congonhas, em Minas Gerais, é um exemplo de sucesso na implantação da Agenda 21 Escolar. Todas as 29 escolas municipais trabalham a metodologia desde 2010, como desdobramento da implantação da Agenda 21 Local. O programa já virou lei municipal, para garantir sua continuação.
    As atividades desenvolvidas em Congonhas vão desde hortas coletivas, compostagem e separação do lixo até ações de promoção da saúde e prevenção de doenças. Além disso, quase todas as escolas recolhem pilhas e baterias de celular e encaminham às unidades do correio para destinação correta.
                        Figura 1: Alunos da escola Congonhas/MG                                            
                              Fonte: http://www.agenda21comperj.com.br/noticias/agenda-21-escolar-no-brasil
      Está é somente uma das inúmeras agendas 21 escolares que está tendo resultados fascinantes nas escolas espalhadas por todo Brasil, isso graças a participação efetiva de alunos, professores e país. Porque na minha percepção a elaboração de uma agenda 21 nas escolas é de fundamental importância para a aplicação dos conhecimentos dos alunos em relação a diversos assuntos ligados ao meio ambiente, a sustentabilidade e a preservação dos recursos naturais que hoje são tão comentados pelos meios de comunicação e também fazem parte do cotidiano de cada aluno. Em minha opinião o papel fundamental da escola é ensinar esses valores ambientais, sociais e político, que as crianças e jovens irão conservar para o resto da sua vida, ao mesmo tempo em que as preparam para os grandes desafios da sociedade, as escolas devem capacitar as novas gerações de cidadãos com as competências necessárias para resolver os problemas ambientais e sociais que se nos deparam a nível global.

Postagem DANIEL HOLLWEG SALAMONI

Referências Bibliográficas:
 

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