29 de ago. de 2015

Tragédia dos Comuns

A Tragédia dos Comuns, segundo o autor Garret Hardin, seria sobre o uso inadequado dos bens comuns por parte da população, que tende a não cuidar daquilo que é considerado de todos por achar que não será afetado quando este for extinto.
O capital usa suas ferramentas, como a mídia, para nos levar a crer que precisamos consumir cada vez mais sem pensar nas consequências do uso desenfreado dos recursos do planeta. E isso acaba por criar uma sociedade cada vez mais consumista.
Uma das soluções propostas pelo autor seria a privatização destes bens, e somos constantemente levados a pensar, tanto pela mídia quanto pelo próprio governo, que essa seria realmente uma boa opção, mas na verdade isso é apenas uma ilusão de que aquilo que tem dono é mais bem cuidado.
Uma opção melhor, a meu ver, seria investir na educação e informação, afinal muitas pessoas não possuem a consciência de que os recursos são finitos, e de que esses bens são de todos nós e que a falta deles irá prejudica-los também e não só a terceiros.
                                                                    Larissa de Oliveira Ramos

Nenhum comentário:

Postar um comentário