26 de ago. de 2015

Relatório sobre a Tragédia dos Comuns

A tragédia dos Comuns       
                                                                                

O termo “tragédia dos Comuns” criado por (Hardim em 1968), se refere ao uso inadequado dos recursos naturais, nada mais do que os bens comuns, geralmente as pessoas  nós humanos, não tenhamos os cuidados necessários com os bens que a natureza nos oferece. Quando se refere a “bens comuns” o homem não tem cuidado com os recursos, por outro lado, se os recursos são particulares, as pessoas têm muito mais cuidados com os recursos naturais.
Um exemplo que pode se seguir aqui no Brasil que pode se chamar de tragédia dos comuns é o caso da agua.  O Brasil é considerado uma potencia hídrica, representando cerca de 11% da agua doce existente no planeta terra, de toda agua que existe em superfície que fica em torno de 0,3 totalizando o percentual de agua que pode ser utilizado para as atividades econômicas e consumo  humano e animal.
Mesmo o Brasil sendo uma potencia na parte hídrica, o país encontra grandes problemas de distribuição e abastecimento, na parte semiárida, em São Paulo, são regiões que geralmente apresentam essas situações desagradáveis.
Um exemplo disso foi o ocorrido em São Paulo com aquela crise hídrica em 2014, com os reservatórios de agua lá em baixo, ameaçando a geração de energia e até mesmo para o consumo humano.   
Pensando se nesse problema que a sociedade passa o que se poderia fazer para diminuir esses problemas de falta de agua em muitas regiões do país e do mundo? Primeiramente cuidar daquilo que é nosso, ou seja, cuidar de onde vêm a agua na superfície terrestre, lugares como as nascentes, matas ciliares, etc.
Como a agua é um bem natural de importância incondicional para os seres vivos, é preciso cuidado e extrema proteção, criar projetos de proteção á bacias hidrográficas, programa de recuperação de áreas onde se existem nascentes, criando se uma agencia para  fazer cobranças pelo uso da agua, e com esse capital aplicar novamente em áreas de preservação para conservar e ser futuramente útil para mais pessoas, ao invés de explorar esses lugares naturais sem pensar nas próximas gerações.


Vagner Apollo Duarte

Nenhum comentário:

Postar um comentário