26 de ago. de 2015

Tragédia dos Comuns : Público vs Privado

            A tragédia dos comuns é um conceito primeiramente proposto por Garret Hardin no ano de 1968 mostrando que os recursos de uso comum apresentavam problemas de que todos querem o maior benefício para si. Toma-se como exemplo um campo de ovelhas em que cada pastor dispõe de duas ovelhas pastando no mesmo campo. Assim, um dos pastores, vendo que o campo suportava mais ovelhas, colocou mais uma ovelha no seu rebanho, gradativamente cada pastor foi colocando mais ovelhas até o esgotamento do campo, acabando na tragédia dos comuns, sendo que todos os pastores ficaram sem ovelhas.
            Surgem, portanto diversas discussões sobre os recursos naturais e bens comuns, de como evitar que aconteça a tragédia dos comuns e assim a duvida de que a propriedade pública pode ou não gerir os recursos de forma correta, porém há muitas críticas á privatização, uma das sugestões para a solução do problema.
            Vejamos, tomemos como exemplo um lago, se é de bem comum ninguém será penalizado individualmente se jogar lixo no nele, ou se pescar todos os peixes de lá, ocasionando assim um descaso ás condições do lago, pois é de todos, e responsabilidade de todos, ou de ninguém. Do mesmo modo, se uma pessoa, ou grupo de pessoas limpa este mesmo ambiente, elas não obtêm recompensa alguma por isto.
 Se este lago estivesse sobre uma administração privada, o responsável do lago teria totais responsabilidades sobre o mesmo e para cada ação correta que fizesse, ele teria a sua recompensa, e cada ação ruim, teria a sua consequência. Entretanto o dono do lago cobraria de alguma forma dos visitantes pelo seu bom estado, mas estaria sempre em bom estado, tendo assim benefício tanto para o dono do lago quanto para os frequentadores do mesmo.
            Assim, podemos concluir que se o bem de acesso aberto é privatizado, as tomadas de decisões tem influência direta sobre o dono, fazendo com que o bem privado seja mais bem cuidado, mesmo que há certa limitação ao acesso dos recursos em alguns casos. Concluindo-se assim que é benéfica a privatização dos recursos, porém cada caso deve ser analisado particularmente, para que seja feita a escolha correta.

                                                                                               Lucas Rademann

Nenhum comentário:

Postar um comentário