26 de ago. de 2015

Tragédia dos comuns

 Por: Alexandre da Rosa Marinho

 

                                          Fonte: stevecutts.com

"para o problema da população não há solução técnica; A solução deve basear-se fundamentalmente na moralidade." Garret Hardin

A Tragédia dos comuns é um termo originalmente criado pelo ecologista Garret Hardin (1968) para denotar uma situação em que indivíduos agem independentemente e racionalmente de acordo com seus próprios interesses, sem considerar o que é melhor para a coletividade, danificando assim recursos de uso comum.  

 O termo provou ser muito útil para o entendimento de como a humanidade chegou a beira de inúmeras catástrofes ambientais: algumas de curto prazo, aquelas de ocorrência em um único local, alguns dilemas ecológicos globais e decréscimo de recursos e energia.

"Eis a tragédia. Cada indivíduo está inserido em um sistema que o obriga a aumentar seu rebanho (bens e recursos) sem limites - em um mundo que é limitado. Ruína é o destino para o qual todos os indivíduos estão correndo, cada um buscando seus próprios interesses em uma sociedade que acredita na liberdade dos comuns." Hardin, 1968

                                          Fonte: stevecutts.com

A Tragédia dos comuns é um termo que se insere nos estudos de sustentabilidade, economia, biologia evolutiva, filosofia e até mesmo psicologia. Já que A Tragédia dos comuns afeta a humanidade como um todo e o indivíduo é afetado psicologicamente, é possível afirmar que a cada dia a humanidade se torna mais individualista e competitiva, bem como frisa Eduardo Marinho neste discurso de muita sabedoria para com a coletividade:



Referências bibliográficas:
http://www.sciencemag.org/content/162/3859/1243.full
 http://www-personal.umich.edu/~rdeyoung/tragedy.html 
http://collapseofindustrialcivilization.com/2013/04/ 


Nenhum comentário:

Postar um comentário